Alagoas discute nesta terça-feira (20) estratégias para a redução da prevalência do tabagismo. O encontro, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), reunirá técnicos da Promoção da Saúde e das Vigilâncias Sanitárias estadual e municipais, além do diretor nacional de Controle do Tabagismo, Humberto Martins, do Ministério da Saúde (MS). O evento, será realizado a partir das 9h, no auditório do Conselho Regional de Psicologia, localizado no Farol.
“A Sesau tem procurado proporcionar melhores condições para ampliação do controle do tabagismo, capacitando profissionais de saúde para o tratamento do fumante, promovendo campanhas educativas e outras ações relevantes para redução da prevalência do tabagismo em Maceió e nos demais municípios”, informou a diretora de Promoção da Saúde da Sesau, Eliana Padilha.
Segundo a técnica da Vigilância Sanitária Estadual, Edileuza Rodrigues, durante a reunião, os gestores municipais receberão orientações sobre a importância da vigilância para atuar na fiscalização dos ambientes fechados e dos derivados do tabaco.
De acordo com Humberto Martins, diretor nacional de Controle do Tabagismo, o Ministério da Saúde tem realizado um trabalho sistemático nos estados brasileiros voltados para fiscalização dos produtos derivados do tabaco e também dos ambientes livres do fumo.
“A ação é destinada aos técnicos das vigilâncias sanitárias, para que em seus estados fiscalizem esses locais”, informou, acrescentando que o País tem avançado na política de combate ao tabagismo, fiscalizando propaganda e as empresas, como estratégias de redução do número de fumantes.