"Conto do vigário", "boa noite, Cinderela", "volta" ou até mesmo "calça arriada". Assim são apelidados no Brasil alguns golpes em que, na maioria das vezes, a esperteza se sobrepõe à violência para que o criminoso tome algo de valor da vítima. Em Barcelona, entrentanto, está na moda um golpe de nome para lá de peculiar: o "Ronaldinho".
As vítimas em potencial são os turistas que transitam em Las Ramblas (ruas que ligam a Praça Catalunha ao porto de Barcelona). Normalmente, os bandidos agem em grupos. Um deles distrai a vítimas, ao amigavelmente puxar assunto, enquanto seus comparsas furtam carteiras ou outros objetos de valor.
– O Ronaldinho é um delito ao qual o turista não está acostumado, pois não há violência ou intimidação. Nós temos de saber estas terminologias, embora qualquer comerciante de Las Ramblas saiba o que significa um Ronaldinho – explicou uma fonte da polícia à BBC.
O golpe foi batizado de Ronaldinho porque o modo de atuação dos bandidos se assemelhava ao que faz o Gaúcho dentro de campo: sempre sorrindo e abraçando a todos.