O neurologista paraguaio Celso Fretes, da Associação Paraguaia de Futebol (APF), afirmou nesta segunda-feira que o atacante Salvador Cabañas, atingido em janeiro com um tiro na cabeça, está 95% recuperado fisicamente.
"Salvador Cabañas chegou a 95% de evolução e poderá deixar em um mês a clínica onde se recupera", disse Fretes, em declarações ao site do diário paraguaio ABC, destacando a velocidade de recuperação do atacante. "A evolução física de Cabañas é fantástica. Alcançou 95% no plano físico e 70% no cognitivo", afirmou o médico.
O médico destacou que podem haver pequenas sequelas, mas nada que impeça Cabañas de levar uma vida normal. Sua recuperação dependeria do ambiente que ele encontrar à sua volta. Além do prognóstico, Fretes destaca a interação do atacante no dia a dia com os internos da clínica. "Salvador já realiza exercícios mais exigentes, de alto desempenho como qualquer atleta e joga futebol com as outras pessoas da clínica", afirmou Fretes.
Já o pai de Cabañas, Dionísio, disse que o filho se alimenta bem e só fala em voltar ao futebol e ir à Copa do Mundo.
O jogador do América do México está internado na Clínica Fleni, em Buenos Aires. Cabañas foi atingido com um tiro na cabeça no dia 25 de janeiro, em um banheiro de uma discoteca, na Cidade do México.