O governador Teotonio Vilela empossou nesta terça-feira (20) as secretárias de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Janesmar Camilo Cavalcante, e do Trabalho, Emprego e Renda, Nadja Baía, em solenidade ocorrida no Palácio República dos Palmares. Deixaram os cargos Kátia Born e Régis Cavalcante, das respectivas pastas. A nova titular da Ciência e Tecnologia afirmou que vai dar continuidade aos projetos e programas em andamento, sendo uma das prioridades a implantação, ainda este ano, de dois centros de vocação tecnológica fronteiriços no litoral Norte e Sul de Alagoas.
Segundo ela, por meio do convênio com a Sudene será possível formar mão de obra qualificada para o turismo como um todo. “Estamos finalizando o projeto para atender os segmentos do Arranjo Produtivo Local (PL) da Costa dos Corais”, destacou Janesmar, que fez um discurso emocionado comparando dois homens de formações distintas – seu pai José Camilo Filho e o governador Teotonio Vilela, trabalhadores que contribuíram para o desenvolvimento do país e do Estado.
A secretária de Trabalho, Nadja Baía, afirmou que vai estruturar o Sistema Nacional de Emprego em Alagoas (Sine) com o intuito de prestar um melhor serviço à classe trabalhadora. “Queremos garantir a situação de zelo e de compromisso do poder público com os trabalhadores. O governo está trazendo empresas para o Estado e precisamos qualificar os trabalhadores e desafogar a estrutura governamental. Com isso, há geração de emprego e renda e se alavanca a economia de Alagaos”, destacou Nadja Baía, ressaltando que já esteve em Brasília estudando as condições para trazer créditos para Alagoas.Segundo ela, o gancho de desenvolvimento de um Estado passa pela qualificação da massa trabalhadora. “Sabemos que concurso é fundamental, mas o funil é cada vez mais estreito e são poucas vagas para muitos candidatos. Logo, a saída viável é proporcionar condições de trabalho para inserir o profissional da cidade e do campo de forma permanente no mercado”, disse Nadja, apostando na parceria com as demais secretarias, a exemplo da Educação.
O ex-secretário do Trabalho, Regis Cavalcante, despediu-se do cargo destacando as dificuldades pelas quais passou o atual governo para colocar Alagoas no trilho do desenvolvimento econômico, focado na inclusão social. “O governador Teotonio Vilela é um democrata, por isso seu governo está dando certo. Melhorou os índices perversos que desafiam o Estado e, pela primeira vez, os servidores públicos têm uma previdência respeitável”, completou. A ex-secretária Kátia Born comemorou os mais de R$ 70 milhões investidos pelo Estado na Ciência e Tecnolgia, nos últimos 3 anos, e fez um balanço dos avanços conquistados pela atual equipe do Executivo.
A solenidade contou com a presença de secretários de Estado, demais autoridades políticas, amigos e familiares das novas secretárias.