Numa iniciativa inédita promovida pela equipe técnica do Consórcio Intermunicipal para Gestão de Iluminação Pública (Cigip), em parceria com Eletrobrás Distribuição Alagoas, está sendo realizada a primeira etapa do cadastramento de iluminação pública dos postes nos municípios consorciados. Com a ação, o Cigip visa corrigir as distorções nas medições para mais ou para menos, por meio das visitas técnicas.
Oito municípios participam desse projeto, são eles: Capela, Cajueiro, Anadia, Pilar, União dos Palmares, Murici, Flexeiras e Roteiro. Essa semana, o município de Anadia recebeu as equipes no acompanhamento do levantamento da Unidade de Iluminação Pública (UPI), e o cadastramento das unidades onde não existe iluminação. O engenheiro eletricista, Samuel do Nascimento, informou que os trabalhos de campo deverão ser concluídos no prazo 60 dias. A próxima visita está agendada para o dia 26 de abril, no município de União dos Palmares.
De acordo com o diretor administrativo do Cigip, Edmundo Catunda, o acompanhamento conjunto trará ao município a certeza do que realmente é débito. “Com o cadastramento detalhado, poste por poste, de cada cidade, não haverá mais dúvidas em relação ao valor apresentado na fatura”, explicou. No último dia 12, os técnicos visitaram o município de Pilar, entre as atividades realizadas, foram coletados dados para integrar o relatório “Nessa primeira etapa, as equipes estão trabalhando com o projeto piloto. Na segunda etapa, a demanda será maior, pois os técnicos já terão um modelo de trabalho para aplicar nos municípios consorciados”, frisou o presidente do Cigip, Marcelo Lima.