Aproximadamente três mil estudantes da rede municipal de Boca da Mata recebem, nesta sexta (23), o certificado de conclusão do curso do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proed), ministrado pela Polícia Militar de Alagoas. A solenidade está marcada para às 15h, na praça da Vitória, no Centro, com a participação do secretário da Defesa Social, Paulo Rubim, e do comandante da PM, coronel Dalmo Sena.
A equipe do PROERD, formada por policiais militares e voluntários, prepara estudantes de 5 a 20 anos no trabalho preventivo ao consumo de drogas lícitas e ilícitas, e as capacitações consistem em passar para os estudantes os efeitos das drogas sobre seus usuários. Durante o período de formação, são convidados palestrantes que já foram consumidores de algum tipo de droga para transmitir aos participantes as causas e as consequências do vício.
Como explica a Major Valdenize, os estudante que passaram pela capacitação vão atuar como multiplicadores de ações antidrogas dentro das comunidades onde residem, nas escolas e com as famílias. “O programa atua de forma preventiva, evitando que as drogas entrem na vida do aluno, da família e da sociedade”.
O programa de Alagoas, como informa major PM Valdenize Ferreira, ganhou destaque no país pelas ações continuadas e pelo retorno que os alunos têm proporcionado. Com a nova turma, já são 25 mil alunos formados pelo Proerd na capital e no interior. Os próximos municípios que receberão a equipe do Proerd são Viçosa, Arapiraca e Pilar.
A programação em Boca da Mata tem início às 7h com passeio pelas serras do município, palestras sobre meio ambiente e recolhimento de lixo feito por estudantes da rede municipal de ensino. As atividades serão acompanhadas pelo Batalhão de Polícia Ambiental.