TAC define regras para São João em Maceió

Ascom MPReunião de promotores de Justiça com órgãos públicos define funcionamento do São João

Reunião de promotores de Justiça com órgãos públicos define funcionamento do São João

A Promotoria de Justiça Coletiva Especializada do Consumidor realizou nesta quinta-feira (22) uma reunião para assinatura de um Termo de Ajuste de Conduta que disciplina o funcionamento dos festejos juninos em Maceió. Além dos promotores de Justiça Max Martins, Denise Guimarães e Neide Camelo estiveram presentes representantes da Prefeitura de Maceió, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. A regulamentação autoriza o funcionamento de 20 arraiais em vias públicas na capital.

Assim como foi feito em relação ao Carnaval, o documento deste ano considera as cláusulas firmadas no TAC de 2009 e as novas diretrizes estabelecidas na audiência, pegando as melhores experiências para evoluir no acerto de regras para o bom convívio. Entre as medidas está posto que não será permitida nenhuma alusão a propaganda política partidária nos palhoções. Os arraiais devem observar o limite máximo de 70 decibéis para o som emitido durante os festejos. Já no evento oficial, promovido pela Prefeitura de Maceió, esse limite será de 100 decibéis.

A inscrição para autorização e funcionamento de arraiais particulares será feita diretamente na Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano, impreterivelmente até o dia 12 de maio. A SMCCU somente autorizará o funcionamento destes palhoções mediante a apresentação do Certificado de Aprovação do Corpo de Bombeiros e do TAC relativo a shows e eventos lavrado pela Promotoria do Consumidor.

Os shows pirotécnicos somente serão autorizados pelo Corpo de Bombeiros, que além de fazer cumprir as normas legais exigirá termo de responsabilidade e idoneidade da empresa montadora, bem como o certificado de manipulação de explosivos fornecido pelo Exército Brasileiro. Segundo os promotores de Justiça continua proibida a soltura de balões em face do alto grau de perigo que representa tal prática. “A desobediência desta cláusula ensejará a lavratura de auto de prisão em flagrante para formalização posterior da responsabilização civil e penal”, afirmou o promotor Max Martins.

Os arraiais observarão os seguintes dias e horários para a realização dos festejos: dias 11, 12, 13, 23, 24, 28 e 29 de junho, funcionando das 19h às 2h. O evento oficial será realizado na Praça Multieventos entre os dias de 11 e 22 de junho, tendo o seu encerramento até no máximo às 0h, excetuando-se no dia da abertura. Quanto ao outro evento da Prefeitura que será realizado em Jaraguá, entre os dias 23 e 29 de junho, ficou acertado que o encerramento se dará no horário máximo de 2h, com exceção dos dias 23, 26 e 28, que será às 4h. A íntegra do TAC pode ser lida no arquivo abaixo.

Fonte: Ascom MP

Veja Mais

Deixe um comentário