Está sendo velado desde a madrugada deste domingo, dia 25, no bairro do Trapiche da Barra, o corpo do soldado da Polícia Militar de Alagoas, Abinoão Soares de Oliveira, que morreu no dia de ontem após sofrer um acidente durante um treinamento no Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) em Cuiabá, no Mato Grosso.
Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), um inquérito policial foi instaurado para investigar a morte do militar. A Sejusp solicitou um delegado especial da Polícia Judiciária Civil para o caso. Um oficial da Polícia Militar também foi designado para apurar as causas do acidente.
Abinoão era lotado no 4° Batalhão de Polícia Militar e estava cedido à Força Nacional. Além dele, outros dois policiais militares e uma bombeira passaram mal e foram socorridos no local do treinamento e levados de helicóptero para o Pronto Socorro Municipal da capital matogrossense, onde permanecem internados. Os três não correm risco de morte.
Os quatro participavam do curso de Tripulante Operação Multimissão, que visa capacitar profissionais da segurança pública para atuar em aeronaves de resgate, busca e salvamento, combate a incêndio e ocorrências policiais.
Ainda segundo a Sejusp, o curso de treinamento foi suspenso e todas as medidas administrativas já foram tomadas. O curso tem duração de dois meses e meio e começou na quarta feira (21) com 25 policiais militares, civis e bombeiros participantes.
O secretário de segurança do Mato Grosso, Diógenes Curado Filho, informou ainda que o curso é formatado por órgãos federais e é procurado por servidores de segurança pública de outros estados. "É um curso necessário para o profissional que exerce ação de tripulante operacional", defendeu.
O sepultamento do militar está marcado para as 15h de hoje no Cemitério São José, no Trapiche. Dezenas de companheiros de farda, familiares e amigos de Abinoão acompanham o velório.