A Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, realizou nesta segunda-feira (26) a aula inaugural do curso preparatório para o vestibular da instituição, o Pré-Uneal. A solenidade aconteceu no auditório Dona Bezinha, no Campus I.
O projeto atende estudantes das redes públicas estadual e municipal que se preparam para o vestibular. As aulas são ministradas por alunos de cursos de graduação da própria instituição, nos períodos da manhã e tarde, em dias úteis e aos sábados.
Sob a coordenação da professora Maria José Houly e a equipe celebra o sucesso da iniciativa que já está na quarta turma. Em 2009, 68,5% dos estudantes foram aprovados na UNEAL e 55, 4%, na Universidade Federal de Alagoas. Desde a criação, em 2007, o Pré-Uneal já atendeu 1.550 estudantes. Esse ano, a turma conta com 200 inscritos que passaram por uma seleção para ingressar no curso.
São contemplados pelo projeto os municípios de Arapiraca, Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema. As cidades de Teotônio Vilela, Campo Alegre, Anadia (pólo extensivo), Boca da Mata e Roteiro também são abrangidos.
José Henrique Lopes da Silva, 17, do sítio Bálsamo, zona rural de Arapiraca, é ex-aluno do Pré-Uneal e está cursando Física. Segundo ele, o cursinho foi uma etapa fundamental para o êxito no vestibular. “Os monitores não apenas nos prepararam para a prova, mas nos motivaram”, disse.
A reitora da Uneal Laudirege Fernandes destacou a importância da iniciativa para a comunidade e também para o desenvolvimento da própria instituição. “É muito gratificante vermos alunos da rede pública desejarem ingressar na Universidade. Ficamos muito felizes com a confiança na Uneal”, disse.
A coordenadora do projeto, Maria José Houly, falou sobre a necessidade de mais ações que promovam a inclusão social. “O Pré-Uneal é uma oportunidade de inclusão e acesso à educação”, explicou. A coordenadora ressaltou a trajetória do curso. “Em 2007, eram 350 alunos. Em 2008 e 2009, foram 600 alunos em cada ano”, lembrou.
Thiago Abel, estudante de História da Uneal, foi aluno do Pré-Uneal e hoje leciona no cursinho. “Por ter sido aluno, tenho consciência do quanto esse projeto é importante para a sociedade no qual está inserido”, afirmou. Os monitores participam voluntariamente. “É um orgulho sermos monitores-voluntários. Não recebemos salário, mas ganhamos experiência profissional”, disse.
A solenidade de abertura teve a participação de pró-reitores da instituição, da diretora do Campus I, Rejane Viana, da representante da 5ª CRE, Eleuza Rocha, além dos monitores e alunos do pré-vestibular.