Até o mês de julho, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irá implantar o sistema informatizado em tempo real para o preenchimento de requisições de exames de patologia clínica. A mudança no sistema foi anunciada, nesta terça-feira (27), durante uma reunião entre os técnicos das centrais de regulação dos municípios. A medida irá contribuir para agilizar os procedimentos e reduzir recursos públicos

Isso porque, atualmente, os médicos prescrevem os exames e os pacientes precisam se dirigir às centrais de regulação para carimbar as requisições, que são remetidas aos laboratórios do Sistema Único de Saúde (SUS) ou aos conveniados.

Com a implantação do sistema de informática, a migração dos dados ocorrerá automaticamente e as centrais de regulação já irão encaminhar os pacientes diretamente para os laboratórios onde os exames serão realizados. O novo sistema, que irá funcionar por meio de um complexo online (Sisreg), foi criado pela Coordenação Setorial de Gestão da Informática (CSGI) da Sesau.
Segundo o superintendente de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria da Sesau, Antônio de Pádua, o sistema foi desenvolvido para gerenciar o complexo regulatório, visando à humanização dos serviços, maior controle do fluxo e otimização na utilização dos recursos.

Ainda de acordo com ele, no primeiro momento apenas os exames patológicos irão ser regulados online, posteriormente, a Sesau irá vai ampliar a tecnologia para outras áreas.

“Nesse momento, serão regulados desta forma alguns exames como, por exemplo, glicemia e hemograma, o que já acontece nos municípios de Arapiraca, Penedo, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Inhapi e Mata Grande”, explicou.

Veja Mais

Deixe um comentário