O secretário de segurança pública de Mato Grosso, Diógenes Curado, admitiu nesta terça-feira que houve erro no treinamento para tripulante aéreo, realizado no último sábado (24), na região do Manso, em Cuiabá. Um soldado Alagoano da Força Nacional de Segurança morreu afogado enquanto efetuava exercício de flutuação.
Dois inquéritos investigam o que aconteceu no local. Segundo o secretário houve erro durante a realização do treinamento, porém só será apontado após a conclusão inquérito. "Nós podemos dizer que houve erro, a morte por si só diz isso, houve excesso. Como foi esse excesso ou a culpa e a quem atribuir esse excesso é do inquérito, não temos como especular em cima dessa questão que está sendo tratada dentro do inquérito," explicou Diógenes Curado.
Cinco alunos que participaram do treinamento de flutuação prestaram depoimento no Cisc Verdão nesta segunda-feira(26). Foram ouvidos inicialmente as testemunhas que moram em outros estados e depois os oficiais de Mato Grosso.
De acordo com a delegada Ana Cristina Feldner, que preside o inquérito, ainda não foi definida uma linha de investigação, mas não está descartada a possibilidade de que tenham ocorrido excessos durante o treinamento. Ela também aguarda o laudo do Institituto Médico Legal( IML) sobre a morte do soldado, além de um laudo da perícia realizada no local onde ocorreu o treinamento.
Depoimentos
A delegada Ana Cristina Feldner começou a ouvir nesta ontem (26) as testemunhas no caso que investiga a morte do oficial durante treinamento na região de Manso, em Cuiabá. Entre as pessoas ouvidas pela delegada está um oficial que passou mal na manhã de sábado, no mesmo dia em que o soldado da Força Nacional Abinoão Soares de Oliveira morreu enquanto participava do treinamento.
A delegada iniciou os depoimentos às 14h, no Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) do bairro Verdão.
No total, cerca de 50 pessoas devem prestar depoimento no inquérito que apura as causas da morte do oficial. Ana Cristina Feldner informou que vai trabalhar com todas as linhas de investigação e que aguarda o laudo do IML sobre a causa da morte de Abinoão e também o laudo da perícia realizada no local em que aconteceu o treinamento.
Caso
Após o treinamento de resgate e salvamento aquático do 4º Curso de Tripulante Operacional Multimissão (TOM-M), realizado no dia 24 de abril em um clube de golfe na estrada do lago do Manso, o soldado da Força Nacional da Polícia Militar do Estado do Alagoas, Abinoão Soares de Oliveira, sofreu mal súbito, recebeu atendimento de primeiros socorros pela equipe do Corpo de Bombeiros e Samu.
Ele foi levado pelo helicóptero do Ciopaer ao Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, mas não resistiu e morreu. No mesmo dia outros 4 alunos passaram mal e foram levadas ao Pronto Socorro de Cuiabá.