Em noite de Tardelli, Atlético-MG bate o Santos na Copa do Brasil

Futura PressFutura Press

Enquanto Neymar e Paulo Henrique Ganso veem um apelo popular para irem à Copa do Mundo, outro jogador que já defendeu a Seleção Brasileira definiu o jogo entre Atlético-MG e Santos, pela ida das quartas de final da Copa do Brasil. Nesta quarta-feira, Diego Tardelli marcou os três gols na vitória por 3 a 2 sobre o badalado Santos, que agora precisa de um triunfo simples para avançar.

O show de Tardelli contou com um gol logo aos 2min do primeiro tempo, que abriu caminho para o bom jogo feito pelo Atlético-MG. Em casa, os pupilos de Luxemburgo não se intimiradam e controlaram o duelo, mas sofreram gols de Robinho e Edu Dracena, que "salvaram" o time paulista em Belo Horizonte.

O Santos, que não pôde contar com Neymar e Léo (lesionados) nesta quarta, agora precisa vencer por 1 a 0, 2 a 1 ou dois gols de diferença para eliminar o Atlético-MG na partida de volta, marcada para a próxima semana na Vila Belmiro. Quem passar do duelo pegará o vencedor de Fluminense e Grêmio, que se enfrentam pela primeira vez na quinta, no Maracanã.

Antes do compromisso na Vila Belmiro, porém, tanto Santos como Atlético-MG decidem os títulos de seus respectivos estaduais no final de semana. O time Dorival Júnior venceu o Santo André por 3 a 2 no primeiro embate do Campeonato Paulista, mesmo placar do triunfo dos mineiros sobre o Ipatinga.

O jogo
Coube a Diego Tardelli ofuscar o badalado ataque santista logo no segundo minuto de partida no Mineirão. Após chute cruzado de Carlos Alberto da direita, o camisa 9 atleticano se antecipou à marcação de Edu Dracena na área e desviou para vencer o goleiro Felipe e abrir o marcador.

A equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo dominou os primeiros 45 minutos no Mineirão e tirou proveito da instabilidade defensiva do Santos. Com uma marcação apertada na saída de bola dos adversários, o Atlético alcançou o segundo gol aos 40min em nova jogada pelas laterais: o veterano Júnior colocou na pequena área para Tardelli, que precisou chutar duas vezes para definir e ampliar.

O Santos, porém, contou com uma falha da defesa rival para descontar e ganhar ânimo: Wesley lançou Robinho, que recebeu livre na entrada da área e tocou na saída de Aranha aos 44min. Entretanto, logo aos 7min do segundo tempo, o Atlético viu Tardelli anotar seu terceiro, após boa jogada de Muriqui.

Os atleticanos quase comemoraram o quarto do inspirado camisa 9 cinco minutos depois, mas, impedido, Tardelli viu o tento ser anulado pela arbitragem. Luxemburgo, então, fechou o meio de campo de sua equipe, mas viu o Santos descontar aos 36min e seguir com boas chances no duelo: Edu Dracena se aventurou no ataque e, de cabeça, fechou o marcador no Mineirão.

FICHA TÉCNICA

Atlético-MG 3 x 1 Santos

GOLS
Atlético-MG: Diego Tardelli, aos 2 e aos 40min do 1º tempo e aos 7min do 2º tempo Santos: Robinho, aos 44min do 1º tempo; Edu Dracena, aos 36min do 2º tempo Ponto Forte do Atlético-MG
Boa marcação na saída de bola no primeiro tempo, que anulou o jogo santista e deu o domínio da partida ao time de Vanderlei Luxemburgo.

Ponto Forte do Santos
Determinação para impedir um estrago ainda maior para a partida de volta, na Vila Belmiro – mesmo sem fazer uma partida brilhante, os pupilos de Dorival Júnior anotaram dois preciosos gols no Mineirão

Ponto Fraco do Atlético-MG
Defesa, que vacilou no final do primeiro tempo e deixou Robinho livre para marcar o primeiro do Santos. A marcação também foi ineficaz no segundo tempo, quando Edu Dracena fez o segundo dos visitantes.

Ponto Fraco do Santos
Vulnerabilidade na marcação: o time de Dorival Júnior teve sérios problemas contra o ataque adversário e mostrou dificuldades para conter o jogo aéreo da equipe de Luxemburgo.

Personagem do jogo
Diego Tardelli, que "roubou a cena" no reencontro entre Luxemburgo e Santos e anotou os três gols do Atlético-MG

Esquema Tático do Atlético-MG
4-4-2
Aranha; Carlos Alberto, Werley, Jairo Campos e Júnior; Zé Luís, Corrêa (Jonilson), Fabiano(Renan Oliveira) e Ricardinho (Leandro); Diego Tardelli e Muriqui. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Esquema Tático do Santos
4-4-2
Felipe; George Lucas (Maranhão), Edu Dracena, Durval e Pará; Arouca, Wesley, Marquinhos (Rodrigo Mancha) e Paulo Henrique Ganso; Robinho e André (Zé Eduardo). Técnico: Dorival Júnior

Cartões Amarelos
Atlético-MG: Júnior, Zé Luís
Santos: Pará, Arouca

Árbitro
Héber Roberto Lopes

Local
Mineirão, em Belo Horizonte (MG)

Veja Mais

Deixe um comentário