Governador lançou socorro aéreo

Governador lançou socorro aéreo

AssessoriaGovernador lançou socorro aéreo

Governador lançou socorro aéreo

“Alagoas conta hoje com políticas públicas na área da Saúde voltadas para todos os municípios. Estamos avançando para melhorar a qualidade e ampliar os serviços nesta área, porque o Estado após muitos anos reconquistou a confiança do governo federal e de instituições financeiras como o Banco Mundial”. A afirmação é do governador Teotonio Vilela Filho, que nesta terça-feira (4), participou juntamente com o secretário da Saúde, Herbert Motta, de solenidade de entrega de equipamentos para área da Saúde, além da implantação do Serviço Aeromédico do Samu/Corpo de Bombeiros.

A iniciativa contou com investimentos somente em equipamentos na ordem de R$ 3,5 milhões. O evento, realizado na Academia de Polícia Militar, contou ainda com a participação de diversos prefeitos, representantes do Corpo de Bombeiros, secretários municipais de saúde, diretores e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Ainda durante a entrega de equipamentos, o governador elogiou o trabalho desenvolvimento pelos profissionais da Saúde, principalmente pela contribuição na melhoraria da assistência oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A rede Promater, formada por 17 maternidades incluindo Santa Mônica e Hospital Universitário, recebeu equipamentos novos como berço aquecido, bomba de infusão, incubadoras de transporte, bilirrubinômetro, oftalmoscópio, entre outros.

Vilela também lembrou de outras ações importantes, como a redução da mortalidade materna e infantil; contrapartida para PSF e a farmácia básica nos municípios e os programas estratégicos Promater, Provida, Prohosp e Prosaúde. “Em 2009, Alagoas foi o Estado com o melhor desempenho na redução dos indicadores de mortalidade infantil. Isso nos orgulha, porque são vidas que estão sendo salvas”, refletiu.

O secretário da Saúde, Herbert Motta, reafirmou a importância da parceria com os municípios e ressaltou os avanços na área da saúde com a implantação dos programas estruturantes para melhorias na assistência dos serviços de saúde oferecidos aos usuários do SUS.

Na ocasião, Motta destacou o papel da Maternidade Santa Mônica para redução da mortalidade neonatal e do Hospital Universitário. Ele garantiu que até junho será realizada a licitação naquela unidade que é referência para gestantes de alto risco.

“A Saúde em Alagoas vem avançando em função da garantia do repasse de 12% do arrecadado pela receita estadual. Em decorrência dessa iniciativa do governo, estamos revertendo todos estes recursos em ações para os alagoanos”, afirmou Motta.

Representando a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Renilde Bulhões, falou da sensibilidade do governador em investir na saúde nos municípios. “O governo está de parabéns, porque vem investindo nos municípios e cuidando da saúde, com isso o maior beneficiado é o povo alagoano”, disse.

Na oportunidade, o governador Teotonio Vilela Filho e o secretário da Saúde, Herbert Motta, realizaram a entrega de unidade móvel de coleta itinerante do Hemocentro de Alagoas (Hemoal); 301 Equipamentos de proteção Individual (EPI’S) para as bases do 192 em Maceió e Arapiraca; camas hospitalares; motocicletas para o Laboratório Central de Alagoas (Lacen); 203 cadeiras de rodas para 41 municípios e equipamentos de colposcópios, que são utilizados para realização de exames ginecológicos na prevenção de câncer do colo de útero.

Veja Mais

Deixe um comentário