O Estado terá mais 15 salas de cinema. A iniciativa faz parte do projeto Cine Mais Cultura Alagoas, uma ação integrada do Ministério da Cultura (MinC) e do governo estadual, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), que levará ao interior e à capital, equipamentos e obras nacionais, estas disponíveis no catálogo da Programadora Brasil (www.programadorabrasil.org.br).
O Cine Mais Cultura leva o cinema às periferias das grandes cidades e também a municípios que não possuem as telonas. A finalidade do projeto é, portanto, facilitar o acesso às produções audiovisuais brasileiras, com espaços adequados à exibição.
“O Ministério da Cultura abre editais do Cine Mais Cultura para todo o país. Mas por conta da nossa demanda, propusemos uma ação exclusiva para Alagoas. Em contrapartida, o governo do Estado investirá R$ 75 mil reais no projeto”, explica o secretário da Cultura, Osvaldo Viégas.
Ao todo, 13 municípios foram contemplados: Igaci, Água Branca, Lagoa da Canoa, Palmeira dos Índios, Arapiraca, Maceió, Atalaia, Penedo, Santana do Ipanema, Ibateguara, Coruripe, Major Izidoro e Paripueira. Entre os locais já selecionados pela comissão de avaliação e julgamento do edital Cine Mais Cultura Alagoas, estão organizações não governamentais (ONGs) e centros de capacitação.
As exibições em Água Branca, por exemplo, acontecerão na Associação Cultural Jovem Guarda. “Os nossos ‘jovens’ da terceira idade vão relembrar a época em que o cinema era a principal atração da cidade, há uns 20 anos. Estamos honrados por termos sido escolhidos”, diz Amosiel Feitosa, presidente da instituição.
De acordo com o edital, cada projeto recebe um kit contendo telão (4m x 3m), aparelho de DVD, projetor, mesa de som de quatro canais, caixas de som, amplificador, microfones sem fio e centenas de filmes brasileiros (curtas, médias e longas metragens, além de documentários e animações) selecionados pela Programadora.
A lista com os selecionados está disponível no site www.cultura.al.gov.br, na pasta Resultado. Mais informações: (82) 3315-7868.