Prédio-sede da Secretaria Executiva de Saúde (Sesau)

Prédio-sede da Secretaria Executiva de Saúde (Sesau)

A Gerência de Núcleo do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promove na próxima segunda-feira (10) uma programação para marcar o Dia Mundial do Lúpus, com o objetivo de chamar à atenção sobre a doença. As atividades serão desenvolvidas em parceria com Grupo de Apoio às Pessoas com Lúpus (GAPLúpus).

Segundo a gerente de Núcleo do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, Luciana Buarque, a ação será realizada no Hotel Matsubara, a partir das 18h, e contará com palestras, debate e apresentação cultural. O evento será destinado a médicos, psicólogos, assistente social, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e portadores da doença.
O GAPLúpus teve início em 2002, a partir de estudos em torno da temática, gênero e psicossomática. Desde então, o grupo vem se reunindo mensalmente, às primeiras quintas-feiras de cada mês, na sede da Sociedade Alagoana de Medicina.

“O objetivo do grupo é oferecer apoio tanto aos pacientes como aos familiares, e também orienta os portadores da doença sobre o acesso à medicação adequada”, informou a presidente do GAPLúpus, Fátima Rosendo.

Doença – O lúpus eritematodo é uma doença crônica, não contagiosa e auto-imune, de causas desconhecidas, que atinge o sistema imunológico, principalmente o das mulheres. Uma pessoa com lúpus desenvolve anticorpos que reagem contra as suas células, podendo atingir a pele, articulações, rins e outros órgãos. O controle é através de medicamentos, que permitem pacientes que têm lúpus viverem quase que normalmente.

Veja Mais

Deixe um comentário