Principal nome da história política da África do Sul, Nelson Mandela foi o escolhido pela Fifa para recepcionar a troféu da Copa do Mundo, que começará no dia 11 de junho. Na cerimônia realizada na Nelson Mandela Foundation, nesta quinta-feira, em Johanesburgo, estiveram presentes o secretário geral da Fifa, Jérôme Valcke, e o diretor do comitê organizador do Mundial, Danny Jordan.
Valcke disse que seria impensável Mandela não ser o primeiro a recepcionar o troféu no país africano. "Nelson Mandela foi o arquiteto desta Copa do Mundo. Nós nunca nos esqueceremos quando a África do Sul foi premiada com o Mundial. Madiba (apelido de Mandela) é o símbolo da nova democracia na África do Sul. Para nós não tinha outra forma do troféu aterrissar no país e não ser levado primeira para Mandela", disse o dirigente da Fifa.
Já Danny Jordan lembrou de quando o país africano foi anunciado como sede da Copa do Mundo na Suíça, em 2004. Na época o ex-presidente sul-africano disse que se sentia como um garoto de 15 anos.
"Foi maravilhoso ver Madiba em Zurique no dia em que a África do Sul ganhou o direito de sediar a Copa do Mundo, tão contente com lágrimas nos olhos. Então, este momento é emocionante trazer o troféu de volta à ele, o símbolo do futebol mundial com símbolo global da humanidade", declarou Jordan.
O troféu vai rodar pela África do Sul a partir do dia 7 de maio na cidade de Khayelitsha e passará por 38 cidades do país.