Vereador Marcelo Gouveia

Vereador Marcelo Gouveia

Em uma sessão especial, na manhã desta sexta-feira, dia 7, 13 líderes comunitários foram homenageados na cidade de Maceió. Os líderes foram escolhidos por um grupo de vereadores que inclui Amilka Mello (PDT), Fátima Santiago (PP), Marcelo Gouveia (PRB), Ricardo Barbosa (PSOL), Marcelo Palmeira (PV), Rosinha da Adefal (PTdoB), dentre outros. A sessão ocorre em função do Dia do Líder Comunitário, que foi comemorado nacionalmente no último dia 5 de maio.

O Dia do Líder Comunitário foi instituído em um projeto de lei nacionalmente. Em Maceió, a data municipal foi criada por Marcelo Gouveia. Os líderes comunitários sempre tiveram uma ligação historicamente estreita com a Casa de Mário Guimarães, muitos deles até se candidataram ao cargo de vereador. Apesar das ligações políticas com alguns vereadores, a homenagem foi vista como coloca Gouveia, como “uma forma de reconhecimento pelo trabalho prestado às comunidades mais carentes”.

Marcelo Gouveia destacou que são os líderes comunitários que “na maioria das vezes” estão mais próximos da população. O único vereador que usou a tribuna e relembrou a “ligação política” foi Palmeira. Ao homenagear uma liderança da região de Ponta Grossa, que é base eleitoral de Silvania Barbosa (PTdoB), ele se dirigiu ao líder e à vereadora e lembrou que “sabia dividir as coisas”.

Marcelo Palmeira destacou a importância dos líderes comunitários relembrando que são os que primeiro ouvem os reclames da população. “Muitas vezes, o vereador se encontra de certa forma blindado e algumas coisas nos chegam através dos líderes para que possamos saber dos pleitos da comunidade”, colocou Palmeira. Cada vereador homenageou dois líderes comunitários de regiões distintas, a maioria delas ligadas à periferia da capital alagoana.

Para Tereza Nelma, com as homenagens de hoje, a Casa de Mário Guimarães “pagou uma dívida que tinha com as comunidades”. Apesar dos vereadores destacarem a importância da data, alguns não compareceram para homenagear seus escolhidos, como foi o caso de Amilka Melo (PDT) que – segundo Gouveia, que presidiu a sessão – não se fez presente “por motivo de força maior”. Até o final da manhã, Fátima Santiago (PP) também não havia comparecido.

Na tarde de hoje, a Câmara de Vereadores de Maceió realiza uma sessão para discutir a instalação de um shopping no entorno do antigo Lixão de Cruz das Almas.

Veja Mais

Deixe um comentário