A porta da Secretaria de Obras de Rio Largo, no Centro, amanheceu nesta sexta-feira, 7, com 17 caçambas, três caminhões coletores, 50 coletores manuais e cerca de 70 garis contratados emergencialmente para fazer o recolhimento de lixo da cidade. A força tarefa já tinha sido iniciada ontem mas deu uma alavancada fundamental para a retirada do lixo não recolhido pela empresa que realizava anteriormente os serviços.
Antes das 7 horas da manhã o prefeito Toninho Lins (PSB) acompanhava o início dos trabalhos dos garis enquanto eles se posicionavam nos equipamentos de limpeza para cair em campo. Nesse sábado Toninho realiza um mutirão que fará o recolhimento de lixo em todos os bairros da cidade. É a “Operação Cidade Limpa”. Essas são ações do período de transição que antecedem a transferência da limpeza pública de Rio Largo para a administração direta.
“Vamos fazer neste sábado uma limpeza geral em todos os bairros. Todos eles receberão serviços de limpeza nesse final de semana. Já na segunda-feira próxima queremos estar com 100 pessoas do município de Rio Largo trabalhando para regularizar a coleta”, avisou Toninho.
Na ocasião ele informou que com a municipalização a limpeza pública será ampliada tanto na coleta quanto na varrição. É que antes os serviços eram realizados apenas das 7h às 13h. “Agora vamos dobrar a oferta de serviço trabalhando também de 11h às 17h, tornando-a mais eficiente. A mudança vai proporcionar empregos para o riolarguense, uma cidade mais limpa e gerar mais economia para investimentos”, avaliou o prefeito.
No domingo à tarde será feita uma avaliação da operação realizada no final de semana e na segunda-feira já entra em vigor a nova sistemática de coleta. Nas segundas, quartas e sextas, a coleta acontece nos bairros de Mata do Rolo, Antônio Lins de Souza e Brasil Novo. Às terças, quintas e sábados, em Lourenço de Albuquerque e no Centro. Já aos domingos, a coleta acontece em todo o Centro.
“Mas a varrição será feita todos os dias, em todos os bairros”, lembrou o secretário de Obras, John William Buyers. O secretário informou que serão colocados contâineres de lixos em pontos de coleta. A coleta manual será feita por cinco núcleos de dez pessoas cada, que contarão com os seguintes equipamentos: carrinho de lixo, pá, vassoura, enxada, foice e sacos de lixo. As cinco turmas fixas ficarão nos bairros do Brasil Novo, Antônio Lins de Souza, Centro, Mata do Rolo e Lourenço de Albuquerque.
Uma turma volante, também de dez pessoas, cada dia irá para um desses bairros, somando 20 garis alternadamente em cada bairro.
Uma campanha de conscientização da população, contendo os novos horários, está sendo planejada para ser veiculada na cidade nos próximos dias. Mais informações: www.riolargonocaminhocerto.blogspot.com.