Funcionários, gestores e voluntários da Prefeitura Municipal de Rio Largo realizaram nesta sábado (8) uma ação educativa em algumas ruas do Centro da cidade e na feira pública. Trata-se da “Operação Cidade Limpa”. O mutirão da limpeza tem como objetivo retirar a maior quantidade de lixo possível dos bairros neste fim de semana para que a coleta seja finalmente normalizada na próxima segunda feira (10).
Cerca de 70 garis, contratados pela prefeitura, foram recrutados para a operação, além de 15 caçambas, três caminhões coletores e 50 coletores manuais. A meta é começar a segunda-feira com 100 garis nas ruas. “Estamos municipalizando todo serviço de coleta de lixo em Rio Largo. Antes, os serviços eram realizados apenas das 17h às 13h pela empresa terceirizada. Agora ampliaremos a limpeza para parte da tarde – das 11h às 17h, tornando-a mais eficiente. A mudança proporcionará ainda mais empregos para o rio-larguenses e mais economia para os cofres públicos, além da cidade ficar mais limpa”, explicou o prefeito Toninho Lins.
Paralelo a coleta emergencial nos bairros por veículos e garis, a caminhada realizada no Centro e na feira pública foi à forma escolhida para conscientizar e incentivar a população quanto à forma de tratar o lixo doméstico. Foram distribuídas sacolas plásticas de lixo e demonstrada à importância do armazenamento correto do lixo para evitar doenças, poluição urbana e entre outros problemas sociais. “Era impossível irmos a todas as casas do município, por isso escolhemos o centro da cidade e a feira, pois são locais de bastante movimentação aos sábados, aumentando a chance de abordamos moradores e comerciantes de todas as localidades”, comenta a primeira-dama Izabelle Lins.
Sistemática
No domingo à tarde será feita uma avaliação da operação realizada no final de semana e na segunda-feira já entra em vigor a nova sistemática de coleta. Nas segundas, quartas e sextas, a coleta acontece nos bairros de Mata do Rolo, Antônio Lins de Souza e Brasil Novo. Às terças, quintas e sábados, em Lourenço de Albuquerque e no Centro. Já aos domingos, a coleta acontece em todo o Centro. “ Mas a varrição será feita todos os dias, em todos os bairros”, lembrou o secretário de Obras, John William Buyers Jr. O secretário informou que serão colocados contâineres de lixos em 20 pontos de coleta.
A coleta manual será feita por cinco núcleos de 10 pessoas e 01 (um) fiscal cada, que contarão com os seguintes equipamentos: carrinho de lixo, pá, vassoura, enxada, foice e sacos de lixo. As cinco turmas fixas ficarão nos bairros do Brasil Novo, Antônio Lins de Souza, Centro, Mata do Rolo e Lourenço de Albuquerque. Uma turma volante, também de 10 pessoas, e 01 (um) fiscal cada dia irá para um desses bairros, somando 20 garis alternadamente em cada bairro. Uma campanha de conscientização da população, contendo os novos horários, está sendo planejada para ser veiculada na cidade nos próximos dias.