Turista desenha 'carinha sorridente' em Hvolsvoellur em placa coberta pelas cinzas do vulcão, também vistas ao fundo

Turista desenha 'carinha sorridente' em Hvolsvoellur em placa coberta pelas cinzas do vulcão, também vistas ao fundo

AFPTurista desenha 'carinha sorridente' em Hvolsvoellur em placa coberta pelas cinzas do vulcão, também vistas ao fundo

Turista desenha ‘carinha sorridente’ em Hvolsvoellur em placa coberta pelas cinzas do vulcão, também vistas ao fundo

Vários aeroportos do norte da Itália tiveram de ser fechados neste domingo (9) por conta da presença de cinzas do vulcão islandês no espaço aéreo.

O bloqueio de voos começou às 8h locais (3h de Brasília) e deve durar até as 14h (9h de Brasília), segundo as autoridades.

Estão fechados os aeroportos de Linate e Malpensa, em Milão, além dos de Bérgamo, Turim, Gênova, Bolonha, Verona, Pisa e Florença.

O fechamento não afeta o espaço aéreo na parte leste do país. Os aeroportos de Veneza, Triste e Rimini seguem abertos.

O Eurocontrol, agência europeia de aviação civil, informou que 24.500 dos 25 mil voos programados para este domingo no continente devem ocorrer normalmente.

As autoridades informaram que a nuvem deve ficar sobre território italiano até o final da tarde. Depois, ela deve seguir para os Bálcãs, Grécia, Alemanha e Áustria. Mas a expectativa era de que as cinzas se dispersassem.

Espanha
Na Espanha, os aeroportos do norte e do noroeste, incluindo o de Barcelona, reabriram neste domingo (9), depois de terem ficado fechados na véspera.

O fechamento complicou os planos de viagem de cerca de 40 mil passageiros e forçou o governo a reforçar outros meios de transporte, como os trens.

Também houve cancelamentos em Portugal, onde o aeroporto do Porto ficou fechado, e 20 voos foram cancelados na França.

As autoridades francesas de aviação civil não previam grandes perturbações para este domingo. No entanto, a companhia de baixo custo Ryanair decidiu anular os voos com partida e chegada em Marselha, e a Easyjet fez o mesmo com os voos em Nice, no sul da França.

Voos entre Europa e América do Norte tiveram de mudar de rota e sofreram atrasos no sábado.

Não houve reflexos no Brasil.

Caos aéreo
Amplos fechamentos do espaço aéreo europeu no mês passado interromperam viagens de milhões de passageiros pela Europa e custaram às companhias aéreas mais de 1 bilhão de euros em receitas.

Avaliações científicas levaram à decisão de se restringir os fechamentos do espaço aéreo a áreas com concentrações maiores de cinzas depois que se verificou que níveis mais baixos não prejudicavam motores dos aviões.

A agência europeia de tráfego aéreo Eurocontrol alertou no sábado sobre aumento nas emissões do vulcão islandês, o Eyjafjallajokull.

"Erupções de cinzas estão ocorrendo e a área de contaminação potencial de cinzas está se expandindo em particular até uma altura de 20.000 pés", afirmou a Eurocontrol.

Autoridades disseram que problemas podem começar na França na segunda-feira.

"Logicamente, seremos poupados até segunda-feira, segundo a atual previsão do tempo", afirmou um porta-voz da autoridade de aviação francesa.

Veja Mais

Deixe um comentário