A Farmácia de Medicamentos Excepcionais de Alagoas (Farmex) garantiu nesta quinta-feira (13) a disponibilização do medicamento lamotrigina de 100mg, utilizado para o tratamento de crises parciais e generalizadas de epilepsia. De acordo com a diretoria da Assistência Farmacêutica, o abastecimento foi efetivado após determinação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para realizar compra do produto no mercado, de forma emergencial, uma vez que o fabricante contratado para o fornecimento do medicamento não efetuou a entrega do produto conforme estava previsto.
O diretor de Assistência Farmacêutica, Fábio Pacheco, explicou que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) podem aderir ao agendamento para a entrega de medicamentos, que foi implantado para facilitar o acesso. Atualmente, cerca de 13.500 mil pessoas são atendidas pela Farmex.
“Esse crescimento que ocorreu nos últimos anos, quando chegava a quatro mil processos, se deve à agilidade nos diagnósticos. Por dia, são atendidos cerca de 30 a 40 casos novos de pessoas oriundas da capital e do interior. No entanto, os usuários não devem se preocupar, pois estamos trabalhando para garantir o abastecimento dos medicamentos, evitando interrupção no tratamento das doenças”, salientou.