A Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas – APALA estará realizando a 8°edição do Chá da Solidariedade- Um toque de emoção, na casa de festas Ranaissance, neste 13 de maio, às 16h.
No evento acontecerá sorteio de brindes e terá o show de Marlon Rossy, além da participação do professor Duda. O objetivo do evento é angariar fundos para garantir o atendimento e a assistência oferecida pela casa de apoio em Maceió. O Convite custa 40(quarenta) reais.
A presidente da APALA, Rozenita Fernandes ressalta que a casa de apoio é toda mantida por doações e garante aos pacientes e seus acompanhantes assistência de dormitório, alimentação e transporte para os hospitais onde realizam o tratamento; além de oferecer as crianças uma brinquedotéca, acompanhamento psicológico e social com cursos semi-profissionalizantes para as mães. A instituição realiza a doação de uma cesta básica para as famílias das crianças em tratamento toda última quinta-feira do mês.
“Nosso trabalho é de tentar garantir aos pacientes o máximo de conforto e condições físicas para realizarem seus tratamentos em busca da cura da doença. Pedimos a participação de toda a sociedade para que possamos manter esta instituição funcionando e ajudando tantas pessoas”. Afirma a presidente.
A APALA tem 17 anos de trabalhos e atente hoje 360 pacientes com a ajuda de 63 voluntários que realizam as mais diferentes funções na instituição, que é totalmente mantida por doações.
Diagnóstico Precoce
A instituição esta com a campanha do Diagnóstico Precoce – Quanto mais cedo melhor.
Rozenita Fernandes ressalta que O câncer é uma doença que afeta um grande número de crianças, mas, assim como qualquer outra pode ser curada se for diagnosticada ainda cedo, e tratada adequadamente.
“Quer dizer, quanto antes se descobrir que a criança tem câncer, maiores as chances de cura. Por isso, é necessário saber os sintomas para a ocorrência de qualquer sinal suspeito, afim de procurar a ajuda de um médico. É importante saber que a maioria dos sintomas do câncer confundem-se facilmente com sintomas comuns à maioria das doenças infantis benignas.
Dentre os principais sintomas estão: Febre, manchas roxas, dores e inchaços nas articulações, nas pernas e no abdome; dores de cabeça; vômitos; tosse, falta de ar ; aumento do volume da barriga (confunde com verminose); ínguas no pescoço, nas axilas; palidez acentuada, dentre outras.