Governo de Alagoas está descentralizando o serviço

Governo de Alagoas está descentralizando o serviço

Agência AlagoasGoverno de Alagoas está descentralizando o serviço

Governo de Alagoas está descentralizando o serviço

Mais Samu para os alagoanos. O governo do Estado inaugura no próximo domingo (16), a partir das 9h, mais uma base regionalizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do município de Coruripe, a 85 km de Maceió, no litoral Sul. A unidade, que passará cobrir parte daquele litoral, funcionará na rua Euclides Baeta, s/n, no bairro João Carvalho, próximo da Casa de Saúde e Maternidade.

A base será regulada pela Central do Samu de Maceió e terá uma equipe com técnicos de enfermagem e condutores socorristas 24 horas por dia. A solenidade de inauguração vai contar com a presença do governador Teotonio Vilela Filho; secretário da Saúde, Herbert Motta e o prefeito Marx Beltrão.

As bases regionalizadas fazem parte da estratégia do governo para ampliar o atendimento pré-hospitalar em todo o território alagoano. “Esta será a 9ª base do Samu e vai atender à população da cidade, como também de toda a região circunvizinha”, destacou Herbert Motta, acrescentando que a intenção do governo é que a cada 30 km exista uma base do Samu.

De acordo com o diretor de Atenção Pré-hospitar da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Iracildo Camelo, a base do Samu em Coruripe é mais um investimento que garante assistência de qualidade e eficiência. “Com a instalação do estaleiro Eisa, com certeza a cidade precisa de uma estrutura melhor e o atendimento pré-hospitalar é importante nesse processo”, destacou.

O Samu de Alagoas está em fase de expansão e possui, atualmente, existem duas centrais: em Maceió, que regula os municípios de Viçosa, União dos Palmares, São Miguel dos Campos, Porto Calvo e agora a de Coruripe. A outra central é localizada em Arapiraca para regular Pão de Açúcar, Palmeira dos índios, Penedo e Santana do Ipanema.

Regulação – Elemento ordenador e orientador do Sistema de Atenção Integral às Urgências, a regulação médica é a que estrutura a relação entre os vários serviços, qualificando o fluxo dos pacientes no sistema e gerando uma porta de comunicação aberta ao público em geral, através da qual os pedidos de socorro são recebidos.

Em outras palavras, todas as ligações que serão realizadas pelo 192 na região circunvizinha do município de Coruripe vai desaguar na Central do Samu de Maceió e aí será feita a regulação médica, em que o profissional médico vai decidir a que hospital será encaminhado o paciente.

Veja Mais

Deixe um comentário