A Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), iniciou nesta quinta-feira (13) uma capacitação para os membros do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), sobre o Projeto de Implantação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional no Estado de Alagoas (Sisan). As atividades vão ocorrer também nos dias 14, 20 e 21 de maio, no auditório da Seades.
Este encontro consiste na realização de duas turmas de capacitação dos membros integrantes do Consea/AL, abordando a temática da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan) e do Sisan, atuando na garantia da formação continuada dos membros deste Conselho sobre políticas públicas executoras de ações de Segurança Alimentar e Nutricional (San).
A secretária-adjunta de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Juliana Vergetti, abriu o encontro e destacou a importância da capacitação sobre o Sisan. “O estado vive hoje um momento novo, onde os conselheiros que estão assumindo já entram capacitados para realizar melhor os seus trabalhos”, disse.
Ainda de acordo com Vergetti, a próxima etapa será capacitar os técnicos de todos os municípios para a implantação dos Conselhos Municipais, como também capacitar para o Sisan. “Este sistema visa organizar a área de segurança alimentar e nutricional para reduzir todos os índices de desnutrição”, concluiu.
O projeto prevê a realização de oficinas regionais compreendendo os 102 municípios alagoanos, a fim de integrar a sociedade civil e governo nas discussões e formulações de políticas públicas na área da Segurança Alimentar. Tendo como objetivo principal elaborar a minuta da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de Alagoas, como fomento à garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada – DHAA.
Para o presidente do Consea, Tutmés Toledo, unir a posse dos membros, a capacitação e a implantação do Sisan foi muito importante. “Quando comecei a fazer parte do conselho senti muita dificuldade para compreender como funciona o conselho. Iniciar com uma capacitação é fundamental, pois com esse treinamento começamos a entender melhor”, afirmou.
A capacitação está sendo coordenada por técnicos da Seades e pelo Consea, contando com a presença de representantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).