A programação alusiva ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, começa neste domingo, 16, com caminhada na orla marítima de Maceió.

O percurso começou em frente ao clube do CRB, na Pajuçara, e segue até o Sete Coqueiros, na Pajuçara. “O objetivo da campanha é gerar mobilização e conscientização de todos para que haja a denúncia. Temos, também, o intuito de cobrar a responsabilização dos órgãos competentes para o cumprimento da aplicação da Lei contra os exploradores”, destacou a coordenadora Estadual dos Creas, Dulce Perdigão.

De acordo com a coordenadora, a campanha já promoveu o engajamento de várias instituições. Além da Seads e da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos (SEMCDH), a programação conta com a parceria de Conselhos Tutelares, Creas e Cras da capital e do interior, do Ministério Público, da União dos Agentes de Saúde, da Polícia Militar, dos Conselhos Estadual e Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Secretaria Municipal de Assistência Social e de ONGs de defesa dos direitos da infância, a exemplo do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca), Visão Mundial e Central de Movimento Popular.

Segundo a diretora de Políticas para a Criança e o Adolescente da SEMCDH, Mônica Peixoto, a expectativa é alcançar um nível maior de conscientização da população sobre a importância do combate a este tipo de crime, que atinge todas as camadas sociais. “Esperamos que as pessoas tragam para si a responsabilidade no combate ao abuso e exploração, observando mais as crianças, para poder identificar quando ela sofre abuso e conseqüentemente denunciar para gerar uma averiguação” ressaltou.

Programação – Segunda-feira (17) haverá adesivação nos motéis, numa iniciativa da Superintendência de Políticas para a Juventude, em parceria com o Procon, ambos vinculados à SEMCDH.

O dia 18 será marcado por uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Maceió, panfletagem e abordagem na Praça Deodoro com homens conscientizando homens pelo fim do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

A Superintendência da Juventude, juntamente com o Centro de Apoio as Vítimas de Crime (Cav Crime), realizarão, até a primeira quinzena do mês de julho, palestras educativas para os alunos do Projovem Urbano e em escolas e comunidades de todo o Estado.

Veja Mais

Deixe um comentário