A Câmara Municipal de Maceió homenageou, em sessão especial realizada na manhã desta segunda-feira (17), o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), que recebeu das mãos do vereador Marcelo Gouveia (PRB) – requerente da sessão aprovada por unanimidade pelos colegas vereadores – a Comenda Senador Arnon de Mello, uma das mais importantes honrarias do Legislativo Municipal. Durante a sessão – presidida pelo vereador Galba Novaes (PRB) –, o líder do PRB no Senado Federal agradeceu a iniciativa, elogiando a postura dos políticos alagoanos, ‘altivos lutadores das causas regionais’.
O primeiro a utilizar a tribuna do plenário da Câmara, no Centro de Maceió, foi o vereador Marcelo Gouveia, que discorreu, com a apresentação de um vídeo, sobre a história de conquistas pessoal e política do senador que já recebera inúmeras condecorações, a exemplo de 27 títulos de cidadão honorário conferidos por vários municípios brasileiros, em reconhecimento ao trabalho do também escritor (já publicou 10 livros), compositor, cantor (já gravou 10 CDs) e pastor evangélico que, no Congresso Nacional, tem se destacado pela defesa do Projeto Ficha Limpa – que busca impedir que políticos condenados em primeira instância possam se candidatar nas eleições deste ano.
Engenheiro civil de 52 anos, Marcelo Crivella é casado e pai de três filhos. Foi eleito senador em 2002, sendo ainda o precursor do trabalho de evangelização da Igreja Universal do Reino de Deus no continente africano, onde morou, com a família, por quase uma década.
À reportagem do jornal Gazeta de Alagoas do último domingo, o senador disse ter um carinho especial por Alagoas, já que seu avô nasceu em Penedo, na região do Baixo São Francisco, lembrando ainda que o PRB marchará junto com o senador Fernando Collor (PTB), pré-candidato ao Governo do Estado nas eleições de outubro próximo.
Nesta segunda, à imprensa, Crivella disse também que o nome de Euclydes Mello – que deverá assumir a vaga de Fernando Collor neste segundo semestre – ‘engrandece o Partido Republicano Brasileiro’. “Tenho certeza de que ele retornará com o mesmo afinco”, comentou o senador, destacando o período de quatro meses – outubro a dezembro de 2007 – em que Euclydes assumira a vaga do ex-presidente da República, por ocasião de sua licença para debater, junto à sociedade em geral, questões voltadas ao meio-ambiente.
Em entrevista aos jornalistas, Euclydes Mello considerou a homenagem ‘justíssima’. “Trata-se de um reconhecimento muito importante porque o senador Crivella, apesar de fluminense, também tem se empenhado em prol da causa nordestina, sobretudo para as pessoas mais carentes, desenvolvendo relevante trabalho social, a exemplo do ‘Projeto Nordeste’, com a Fazenda Nova Canaã, em Irecê, interior da Bahia. Sinto-me muito feliz, enquanto presidente estadual do PRB, pela homenagem ora prestada, com a certeza de que o senador continuará a olhar nossa região com bons olhos”, comentou o suplente de senador.
Ainda à imprensa, Euclydes Mello afirmou ainda que os alagoanos poderão ter uma nova opção de candidatura ao Senado Federal: a do empresário José Muniz Falcão. “Nosso partido tem crescido bastante nacionalmente e Alagoas deverá ser o estado onde tal crescimento se dará com mais força, já que poderemos fazer o vereador Galba Novaes deputado federal, e o vereador Marcelo Gouveia deputado estadual”, revelou o membro do partido liderado pelo vice-presidente da República, José Alencar, acrescentando aguardar seu retorno ao Congresso ‘com grande expectativa’.
A solenidade contou com a presença de várias autoridades, como o deputado federal Benedito de Lira (PP) e o deputado estadual pela Bahia, Ivo de Assis (PR), além de vários representantes da comunidade evangélica em Alagoas, a exemplo do bispo Sérgio Correia, representando a Igreja Universal do Reino de Deus.