A Faculdade de Direito da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) aprovou 127 dos 224 dos alunos inscritos nos três Exames de Ordem realizados no ano de 2009, o que representa um índice médio de aprovação de 61,16%. O resultado do último Exame foi divulgado há uma semana.

Sem a aprovação no Exame da Ordem, o aluno formado em direito não pode exercer a profissão. Cada exame – são três por ano – foi feito por cerca de 900 alunos de nove faculdades de Direito de Alagoas. O aluno pode prestar quantos Exames forem necessários até a sua aprovação.

A Faculdade de Alagoas (FAL) vem em segundo lugar no ranking de aprovação, com 27,59%, seguida pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió (Fama), com 22,01%. Em quarto lugar no ranking está o Centro de Ciências Jurídicas (CCJUR) do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac), com 15,36% de aprovados no ano de 2010. A faculdade teve o maior número de candidatos inscritos: foram 1.556, dos quais 239 foram aprovados nos três exames realizados pela da OAB no ano passado.

A Faculdade Raimundo Marinho – com cursos de Direito em Penedo e Maceió – figura na lista em 5º lugar, com índice de aprovação de 13,64%. Em seguida, na sexta colocação, vem a Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste (Seune), com índice de aprovação de 12,06%.

A sétima colocação no ranking é ocupada pelo Instituto de Ensino Superior de Alagoas (IESA/FAA), com 10,74%, seguido pelo Centro de Ensino Superior Arcanjo Mikael, de Arapiraca, que obteve índice de 9,45% de aprovação, figurando em 8º lugar entre as faculdades alagoanas que tiveram alunos aprovados nos Exames realizados no ano passado. Na nona colocação, com índice de aprovação de 8,62%, ficou a Faculdade Cidade de Maceió (IMEC / FACIMA).

“O Exame de Ordem não é o meio oficial utilizado pela OAB para avaliar os cursos jurídicos. Mas consideramos importante divulgar as estatísticas de aprovação para ajudar os alunos e futuros estudantes de Direito a ter noção do desempenho das escolas”, afirma o presidente da OAB/AL, Omar Coêlho de Mello. Ele lembra que a Comissão de Ensino Jurídico da OAB/AL está intensificando a fiscalização das faculdades de Direito e estuda a concessão de um selo de qualidade a ser conferido aos cursos.

PRÓXIMO – As inscrições para o primeiro Exame de Ordem de 2010 estão abertas até o próximo dia 30 de maio. Além de bacharéis em Direito, também podem se inscrever estudantes que estejam cursando o último ano de Direito (9º e 10º períodos). As inscrições devem ser feitas diretamente no site do Cespe (http://www.cespe.unb.br/concursos/oab2010_1/). A primeira prova acontece em 13 de junho.

Veja Mais

Deixe um comentário