Valorizando a cultural como processo de mobilização, o Sindicato dos Servidores do Judiciário Federal e do MPU em Alagoas (Sindjus/AL) estará levando o Varal da Greve e o grupo Poesia Musicada no Pandeiro para o prédio das Varas Trabalhistas, às 9h30min, e para o prédio da Justiça Federal, às 15 horas, nesta quinta-feira (20). A concentração da greve dos servidores do Judiciário Federal, que dura 15 dias, continua em frente ao prédio do TRE/AL a partir das 7 horas.
No Varal da Greve, estarão expostas fotos de paralisações e manifestações dos servidores do Judiciário Federal e do MPU pela aprovação dos Planos de Cargos e Carreiras anteriores, bem como a luta contra a reforma da previdência e as campanhas salariais unificadas dos servidores públicos. Também estarão disponíveis as poesias sociais e políticas de diversos autores nacionais e internacionais, a exemplo de Carlos Drummond de Andrade, de Ferreira Gullar, de Mário Quitanda, de Augusto dos Anjos, de Bertold Brecht, de Pablo Neruda, Hilda Hilst e outros.
O grupo Rogério Dias e Fagner Dubrown fará sua apresentação em frente aos tribunais e dará início ao recital de poesia com a participação de servidores e da população presente aos tribunais.
Mobilização
O projeto de lei 6.613/2009, que revisa o Plano de Cargos e Salários dos servidores do Judiciário Federal, continua na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público. Em todo o país, os servidores pressionam que o governo federal defina o orçamento para aprovação do Plano.
Ontem (19), os servidores do Distrito Federal, do Rio Grande do Sul, do Mato Grosso, de São Paulo, de Santa Catarina, de Alagoas, de Minas Gerais, da Bahia, de Pernambuco, do Rio de Janeiro, do Maranhão e da Paraíba fizeram ato público para pressionar o Judiciário, o MPU e o Executivo a fecharem as negociações para a aprovação dos projetos de revisão salarial da categoria (PLs 6.613/2009 e 6.997/2009).
O servidor do TRE/AL José Valteno, que participou do ato unificado, em Brasília, comunicou que o presidente da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara, deputado Alex Canziani (PTB-PR), iniciou a sessão, informando que já está agendada uma reunião com o ministro Paulo Bernardo, do Planejamento, para a próxima quarta-feira (26), para tratar do orçamento para a revisão dos Planos de Cargos e Salários da categoria.
A coordenação da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e do MPU (Fenajufe) também se reuniu com o presidente interino do STF, Ayres Brito, o presidente do TSE, Ricardo Lewandowiski e o diretor geral do STF, Alcides Diniz, na tarde de ontem (19), os quais informaram que as negociações já estão ocorrendo com o governo federal, o qual já sinalizou que não há verba para implementar o plano este ano.