A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) firmou uma parceria com o 59° Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército (BIMTZ), através do “Programa Forças no Esporte” (Profesp), que irá beneficiar 90 crianças e adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).
O secretário municipal de Assistência Social, Francisco Araújo, a secretária adjunta, Sandra Lopes, e uma equipe técnica da Semas visitaram, na quarta-feira (19), o comandante do 59° BIMTZ, tenente coronel Pinto Sampaio, na sede do Batalhão, no Farol.
O Profesp tem como objetivo incentivar a prática de esporte como fator motivador para a inclusão social, assim como orientar crianças e adolescentes para noções de cidadania, civismo, patriotismo e etiqueta. Além disso, os participantes têm direito a alimentação e exames médicos-odontológicos.
Os núcleos do Peti da Orla Lagunar, Bebedouro, Bela Vista, Benedito Bentes e Tabuleiro estão sendo os primeiros beneficiados pelo programa. A Semas levará as crianças e os adolescentes nas segundas, quartas e sextas-feiras ao batalhão para terem aulas sobre inúmeros assuntos.
O secretário Francisco Araújo falou da importância dessa parceria para as crianças que vivem em vulnerabilidade social. “Nossa pretensão é expandir o Profesp para o programa ProJovem Adolescente e, assim, beneficiar os adolescentes mais carentes”, disse.
Já o comandante do 59° BIMTZ, Pinto Sampaio, falou da satisfação de participar, em parceira com a Semas, do programa. “Essa ação irá ajudar inúmeras crianças a serem cidadãos conscientes. Devemos cuidar delas, pois elas serão os profissionais do futuro”, disse.
A reunião que firmou a parceria contou também com a participação do coordenador do Guardião da Cidadania, César Souza, da diretora de Proteção Social Especial, Elisângela Mello e do coordenador geral do Peti, Francisco Malaquias.