Mais de 100 mil maceioenses não se imunizaram contra H1N1

Vacinação contra gripe A

No último dia de vacinação contra o vírus H1N1, mais conhecido como Gripe A, 102.697 maceioenses ainda não tomaram a vacina, fornecida gratuitamente em vários pontos da cidade. Os dados são do Programa de Imunização do Ministério da Saúde. Na prática, 23% da população não atendeu ao chamamento do ministério para se imunizar contra a doença que já causou duas mortes – confirmadas – em Alagoas.

Na manhã de hoje é possível constatar o grande número de retardatários em postos de saúde e nos pontos avançados dispinibilizados em shoppings centers, supermercados e lojas de departamentos.

O ministério encerra às 17h desta sexta-feira, 21, a campanha voltada para o grupo prioritário de 30 a 39 anos. Além da campanha de vacinação contra o H1N1, hoje também será encerrada a vacinação para maiores de 60 anos contra a influenza (gripe comum).

No ano passado, os adultos entre 30 e 39 anos representaram a maior parcela de mortes causadas pelo vírus influenza A (H1N1): 22% do total de 2.051 óbitos registrados no país.

De acordo com a assessoria de comunicação social da Secretaria Municipal de Saúde, ainda não há orientação do Ministério da Saúde no sentido de prorrogar a campanha. No entanto, como a secretaria ainda dispõe de vacinas e seringas, as demais doses deverão ser ministradas ainda na próxima semana, até o fim de todas as doses.

Na prática, serão vacinados com as doses remanescentes os pacientes com doenças crônicas – apenas no Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), localizado no bairro do Santo Eduardo, pessoas na faixa de 30 a 39 anos e a 2ª dose da vacina para crianças de seis meses a menores de dois anos, estas apenas nas unidades de saúde do município. A assessoria da SMS reforça, ainda, que os grupos só poderão ser vacinados nas unidades indicadas, uma vez que com o término da campanha serão desmontados os postos avançados que funcionam em supermercados e lojas de departamentos.

Veja Mais

Deixe um comentário