José Geraldo de Albuquerque Cedrim, o ‘Geraldinho’, de 23 anos, foi condenado a 25 anos e três meses de reclusão pelo crime de latrocínio (matar para roubar). Em novembro de 2008, no bairro da Ponta Verde, ele assaltou e agrediu a idosa Floraci Gomes da Silva, então com 77 anos, que veio a falecer dias depois no Hospital Geral do Estado (HGE).
O julgamento do acusado aconteceu nesta sexta-feira, 21, e foi presidido pelo juiz Helder Loureiro, da 4ª Vara Criminal da Capital. Além da pena de reclusão, o réu foi condenado ao pagamento de indenização a família da vítima.
O caso
Floraci Gomes da Silva fazia uma caminhada matinal quando foi abordada pelo jovem que tentou puxar a sacola de praia, que estava com ela. A idosa foi arrastada da orla até a pista, quando caiu e bateu com a cabeça no asfalto. Ela teve traumatismo craniano e fratura na coluna. O caso ocorreu nas primeiras horas da manhã do dia 20 de novembro de 2008.
Ela foi socorrida por uma equipe do Corpo de Bombeiros e faleceu três dias depois no Hospital Geral do Estado.
Após cometer o crime, José Geraldo Albuquerque Cedrim fugiu. Ele chegou a ser considerado foragido, mas se entregou no dia seguinte em companhia do advogado Francisco Salles, Após ter a prisão temporária decretada pelo juiz Maurício Breda.
José Geraldo Albuquerque Cedrim era reincidente. Geraldinho já foi preso por assalto à mão armada, mas teve a liberdade concedida para que passasse por um tratamento clínico, já que é viciado em crack. O jovem pertence à classe média alta de Maceió.