Com o astro Lionel Messi poupado, assistindo à partida do banco de reservas, a Argentina não encontrou dificuldades para golear o Canadá em amistoso nesta segunda-feira por 5 a 0, no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires. Tevez fez a função do camisa 10 do Barcelona no ataque, teve boa atuação e anotou um dos gols; depois, foi substituído por Agüero, que deixou sua marca na primeira jogada. Maxi Rodríguez (duas vezes) e Di María completaram o placar.
Muito superior tecnicamente, a seleção de Diego Maradona não teve problemas para segurar a posse de bola no início do jogo e dominar as ações. Aos 6min, Di María cruzou e o meia Javier Pastore dominou de costas e emendou uma bicicleta para fora. Pacientes, os argentinos tocavam a bola e esperavam uma abertura na retrancada equipe canadense.
Aos 15min, o placar foi aberto por meio de uma bola parada. Maxi Rodríguez, confirmado na Copa do Mundo após ter ficado de fora de várias convocações de Maradona, bateu falta da lateral direto para o gol, surpreendendo o goleiro Onstad.
Com o atacante Rob Friend isolado, o Canadá não oferecia nenhum perigo ofensivo. Aos 23min, Higuaín rolou para Mascherano, em uma rara subida ao ataque, pegar mal na bola e chutar por cima. O segundo gol não demorou a chegar. Aos 31min, Higuaín foi desarmado na intermediária, mas Tevez pegou a sobra, avançou e deixou Maxi Rodríguez livre na área para balançar as redes novamente.
Cinco minutos depois, Di María, incansável pelo lado esquerdo, ampliou. O meia-atacante do Benfica aproveitou erro na saída de bola adversária e acertou um lindo chute de fora da área, de trivela, mandando no ângulo de Onstad.
A Argentina voltou do intervalo com Verón no meio de campo, no lugar de Maxi Rodríguez. O time continuou pressionando os visitantes e controlando o jogo. Aos 11min, Higuaín passou por um zagueiro e chutou mal, para fora. Maradona aproveitou o momento tranquilo e fez mais duas trocas: Clemente Rodríguez no lugar de Heinze na lateral esquerda, e Bolatti na vaga de Mascherano no meio de campo.
O quarto gol, aos 17min, premiou a ótima partida de Tevez. Higuaín roubou a bola da defesa canadense e tocou no meio da área, onde o atacante do Manchester City só teve o trabalho de empurrar para as redes. O goleiro argentino, Sergio Romero, fez sua primeira defesa do jogo no minuto seguinte, ao interceptar cruzamento para a área.
As alterações seguintes de Maradona foram no ataque: Palermo e Agüero substituíram Higuaín e Tevez, respectivamente. Em sua primeira jogada, o atacante do Atlético de Madrid já marcou um golaço. Ele invadiu a área pela esquerda, deu um corte seco no zagueiro e finalizou de pé esquerdo, sem chances para Onstad.
Pouco depois, o lateral Ariel Garcé, surpresa da lista de convocados, entrou no lugar de Pastore, deslocando Gutiérrez para o meio de campo. Palermo ainda perdeu a chance de marcar o sexto gol aos 38min, desviando de cabeça para fora. Sem pressa, a Argentina tocou a bola até o apito final, sem ser ameaçada pelo Canadá uma única vez.
FICHA TÉCNICA
Argentina 5 x 0 Canadá
Gols
Argentina: Maxi Rodríguez, aos 15min e aos 31min, e Di María, aos 36min do 1º tempo; Tevez, aos 17min, e Agüero, aos 25min do 2º tempo
Esquema Tático da Argentina
4-4-2
Romero; Gutiérrez, Burdisso, Otamendi e Heinze; Mascherano (Bolatti), Maxi Rodríguez (Verón), Pastore (Garcé) e Di María; Tevez (Agüero) e Higuaín (Palermo). Técnico: Diego Maradona
Esquema Tático do Canadá
4-5-1
Onstad; Stalteri, Hainault, Hastings (Straith) e Klukowski; Ledgerwood (Peters), Imhof, Johnson, De Rosario (Ademolu) e Simpson; Friend (Jackson). Técnico: Stephen Hart
Cartões amarelos
Canadá: Hastings e Simpson
Local
Estádio Monumental de Núñez, Buenos Aires (ARG)