Secretário Guilherme Lima reafirma que Estado não pode efetuar pagamento sem a liberação do TRT e Caixa

Secretário Guilherme Lima reafirma que Estado não pode efetuar pagamento sem a liberação do TRT e Caixa

SecomSecretário Guilherme Lima reafirma que Estado não pode efetuar pagamento sem a liberação do TRT e Caixa

Secretário Guilherme Lima reafirma que Estado não pode efetuar pagamento sem a liberação do TRT e Caixa

Aquelas pilhas de papéis nos setores de recursos humanos dos órgãos do Governo do Estado de Alagoas estão com os dias contados. A partir do dia 1º de julho, os servidores públicos irão utilizar um novo sistema de virtualização de processos administrativos, o Integra. Nesta terça-feira (25), às 11h, o governador Teotonio Vilela Filho lança oficialmente, na Escola de Governo, no Centro de Maceió, a logomarca do novo Sistema Integrado de Gestão Pública.

A Secretaria de Estado da Gestão Pública (Segesp) e o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec) são os principais responsáveis pela criação e execução do sistema. A nova ferramenta vai permitir o acesso online dos servidores aos seus contracheques, solicitação de férias, inserção de atestados médicos, entre outras atribuições que caberão somente aos responsáveis de recursos humanos, a exemplo das folhas de pagamento e solicitação de compras. Tudo isso de forma virtual, tornando-se a favor da sustentabilidade.

O Integra vai substituir o sistema Elógica, criado em 2005, mas já operava em condições inseguras e um pouco defasadas. No novo software, o Estado investiu cerca de R$ 3,5 milhões, incluindo a licença, a implantação e o próprio sistema, além do suporte tecnológico e manutenção durante 18 meses. Outra grande vantagem do Integra é a modernização e a agilidade na solução de processos, que agora serão todos mais seguros, transparentes e rápidos.

De acordo com o secretário de Estado da Gestão Pública, Guilherme Lima, a economia na aquisição de tonner, papéis, cartuchos e combustível será reduzida em quase 70% ao mês. “Essa tecnologia é capaz de absorver todas as ações de recursos humanos, que estarão entrelaçadas ao núcleo de banco de dados do sistema. Os impactos dos benefícios serão notados ao longo dos próximos meses pelos próprios gestores do setor. Além de todos os benefícios administrativos, nossa novidade vai contribuir com o meio ambiente”, destacou.

Preocupado em inserir os servidores públicos dos departamentos de Recursos Humanos, Protocolos e Tecnologia da Informação no novo contexto de Responsabilidade Social, membros do Itec e da empresa licitada de Florianópolis, Poligraph, já estão capacitando os funcionários há três meses. Segundo o secretário Guilherme Lima, a capacitação vai acontecer até o dia 2 de junho para os cerca de 800 servidores que trabalham nestes setores. Mas a pretensão é treinar até 1.500 pessoas ao final de julho.

Para o presidente do Itec, Luiz Eugênio Barroca, o novo sistema de banco de dados vai transformar o emprego daquelas pessoas que estavam acostumadas a trabalhar com protocolos em papéis e com toda aquela burocracia de preenchimento de fichas. Com o Integra, basta o uso de uma senha pessoal para acessar, visualizar e aprovar o documento que antes só saía do departamento assinado e carimbado. Para alguns casos, vai bastar apenas um código de acesso para o conhecimento e liberação de outros gestores.

“A transformação e a modernização serão de grande impacto nos departamentos e nos servidores. É por isso que estamos treinando todos para que possamos possibilitá-los melhor afinidade com o sistema. Até porque, essa ferramenta surgiu para tornar os processos mais rápidos e, eu acredito que o Integra veio para ficar”, revelou Barroca.

Treinamentos – Todas as capacitações para uso do Sistema Integra estão sendo e serão realizadas até o final de junho nos laboratórios de informática da Escola de Governo, do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec) e da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). Além dos funcionários do Itec, os profissionais da empresa licitada de Florianópolis, Poligraph treinam os servidores de protocolo e recursos e humanos.

Os treinamentos são divididos por módulos com carga horária de 40 horas aulas. Durante as capacitações, os servidores assistem aulas sobre noções básicas de informática, de direito administrativo e da legislação vigente de Recursos Humanos. Os demais servidores serão capacitados à distância pela Fundação Getúlio Vargas. “Nossa missão é tratar bem o servidor”, disse o secretário Guilherme Lima.

Veja Mais

Deixe um comentário