A iniciativa do governador Teotonio Vilela Filho em reativar a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Alagoas (Emater-AL) ainda este ano foi destacada no plenário da Assembleia Legislativa, na sessão desta quarta-feira, 26. O deputado Gilvan Barros (PSDB) parabenizou a proposta de recriação do órgão, que terá como objetivo o fortalecimento da assistência técnica aos pequenos produtores rurais. Durante a sessão, vários deputados também louvaram a proposta.
“Alagoas vive um momento importantíssimo no seu desenvolvimento. E, sem sombra de dúvidas, é na agricultura e na pecuária que está seu maior ponto de equilíbrio”, ressaltou Barros, acrescentando que é com produtividade que se barateia os custos da produção. “E o governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, tem avançado e procurado cumprir seu papel”, completou.
Para o deputado Nelito Gomes de Barros (PSDB) a Emater fez muita falta, “porque é uma empresa que presta assistência técnica aos produtores. Não adianta dar as sementes e não dar assistência”, observou. Ele destacou que há vários anos a Secretaria de Agricultura vinha sendo tratada em segundo plano pelos governos. “Nos anos 80 a Secretaria de Agricultura era o órgão mais forte e mais estruturado de Alagoas. Digo isso pelo fato de meu pai [o ex-governador Manoel Gomes de Barros] ter sido secretário durante três anos e, naquela época, realmente ter trabalhado muito pelo Estado”, acrescentou Nelito Gomes.
A deputada Cáthia Lisboa Freitas (PMN) ressaltou a iniciativa do governo do Estado que, antes de reabilitar a Emater, já vem prestando assistência técnica aos pequenos produtores alagoanos. “Prova disso é que já estão sendo contratados, pela Secretaria de Agricultura, profissionais de várias áreas, a exemplo de técnicos agrícolas, veterinários, nutricionistas e assistentes sociais, dando toda a estrutura de recursos humanos necessária para implementar esse trabalho”, informou a parlamentar.