O governador Teotonio Vilela esteve nesta quarta-feira (26) em Brasília, onde teve audiência com o ministro da Educação, Fernando Haddad, e o diretor administrativo do Ministério da Agricultura, Rogério Abdalla. Durante a audiência no MEC, foram discutidas ações relacionadas aos convênios com o órgão federal. O ministro da Educação elogiou o desempenho dos programas educacionais em Alagoas e assegurou o repasse dos convênios para a área.

“Fizemos um relato dos programas educacionais de Alagoas, que avançam recuperando escolas, construindo novas escolas, equipando e capacitando professores e hoje definimos o programa para 2010”, explicou o governador.

O trabalho desenvolvido pelo governo de Alagoas em prol da educação no Estado foi motivo de elogio por parte do ministro. “Eu sou testemunha da luta do governador. Ele tem priorizado as atividades relacionadas à Educação e o Estado de Alagoas só tem a ganhar. Eu confiava e confio no governo de Alagoas. É importante dar continuidade a este trabalho”, disse o ministro da Educação.

Teotonio afirmou que a avaliação positiva se deve ao cumprimento das metas pactuadas com o governo federal. “Isso se deve à forma coerente do nosso trabalho. Nós apresentamos uma proposta e nós cumprimos tudo aquilo que prometemos fazer. Com isso, ganhamos confiança e credibilidade. O ministro fez um depoimento em relação a isso. Ele é um entusiasta deste novo momento que Alagoas vive. Alagoas entra finalmente num ciclo de desenvolvimento econômico e social e a educação é a base, é o lastro deste processo todo”, afirmou Teotonio Vilela.

O secretário da Educação, Rogério Teófilo, classificou o encontro como positivo. “Tivemos uma reunião proveitosa. Viemos discutir aqui com o ministro da Educação, juntamente com a equipe do MEC e com a participação ativa do governador Teotonio Vilela todo o processo do repensar do nosso Estado. Envolve todos os convênios dentro do processo Geração Saber. Mais uma vez, com a participação dos secretários técnicos do Ministério, foi reafirmado o compromisso de todos os repasses de recursos para o Estado de Alagoas”, explicou o secretário de Educação.

“É um trabalho de parceria que envolve o Ministério da Educação, o Pnud [Programa das Nações Unidas para a Educação], a Secretaria Estadual de Educação e as redes municipais. Nós estamos trabalhando a educação pública como uma rede única. O ministro teve esta sensibilidade e percebeu que o trabalho da educação é feito como uma decisão de Estado, com um programa que envolve todos os entes federativos. E esta reunião aqui simboliza isto, tanto que ela conta com a participação do governador, do ministro e da prefeitura de Maceió e outras prefeituras que são parceiras nesta transformação da educação pública no nosso Estado”, afirmou Rogério.

Na prática, estes projetos significam a modificação da estrutura organizacional da educação em Alagoas, com a participação ativa de todas as entidades, como sindicatos, profissionais da educação e todos os segmentos federativos, como as prefeituras, o Estado e a União. As ações são desenvolvidas por meio de um processo de execução através da participação, de formação e de investimentos de recursos federais e estaduais.
Participaram da reunião no MEC os secretários da Educação, Rogério Teófilo, da Comunicação, Nelson Ferreira, o representante do governo de Alagoas em Brasília, José de Mello, além de assessores técnicos estaduais e municipais.

Agricultura – Na audiência do Ministério da Agricultura, o governador Teotonio Vilela foi recebido pelo diretor administrativo Rogério Abdalla. Foram tratadas demandas relacionadas a matadouros dentro do conceito mais moderno no desenvolvimento da atividade. O governador solicitou apoio do Ministério da Agricultura para a construção de matadouros em municípios alagoanos.

Foi apresentada também, durante a reunião, uma proposta para estruturação da feira de gado de Dois Riachos. “É uma feira de gado muito importante para Alagoas que está em condições precárias e que precisa ser reformada. O nosso projeto é muito bom e viemos aqui propor uma parceria com o Ministério da Agricultura para a construção desta feira”, explicou o governador.

Veja Mais

Deixe um comentário