Prédio-sede da Secretaria Executiva de Saúde (Sesau)

Prédio-sede da Secretaria Executiva de Saúde (Sesau)

As discussões do Plano Operativo para Eventos em Saúde Pública em Portos e Aeroportos é o principal tema da reunião que acontece nesta quinta-feira (27), no auditório Arthur Ramos, na sede da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), às 8h30. O evento é promovido pelo Núcleo de Vigilância a Agravos de Veiculação Hídrica/Alimentar, e tem o objetivo de definir medidas e intervenções oportunas dos gestores públicos de saúde, diante de eventos de doenças de transmissão hídrica ou alimentar, que ocorrerem em embarcações e aeronaves em trânsitos no Estado.

“Este ano, os órgãos de saúde irão reforçar os cuidados, uma vez que muitos brasileiros irão para África do Sul e países vizinhos (com suspeita de cólera) acompanhar os jogos da Copa do Mundo. Por conta disso, se faz necessário fazer um planejamento conjunto com estrutura operacional para se enfrentar situações emergenciais que possam surgir”, ressaltou a técnica do Núcleo de Vigilância a Agravos de Veiculação Hídrica/ Alimentar, Fabíula Tormena.

Desde de 2007, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mantém contato diário com a Sesau por intermédio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), informando sobre a ocorrência ou não de eventos de interesse em saúde pública. Em 2009, a integração foi intensificada em função da pandemia da Influenza A (H1N1).

Além disso, a Sesau e Anvisa atuam em parceria para intervenções realizadas na resposta a alguns eventos em embarcações, como casos suspeitos de varicela, malária, meningite e outros. “Em muitos casos também se fez necessário, além da área de vigilância em saúde, a área de assistência por intermédio do Hospital Escola Hélvio Auto e Samu”, acrescentou Fabíula Tormena.

O Plano Operativo contará com a participação de representantes do Laboratório da Central (Lacen), do Samu, Anvisa, Aeroporto e Porto.

Veja Mais

Deixe um comentário