Seminário da Semas destaca importância da adoção

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) promoveu, nos dias 26 e 27 deste mês, o 2º Seminário Sobre Adoção. A ação, alusiva ao Dia Nacional da Adoção (comemorado em 25 de maio), teve como tema “Direito à adoção e convivência familiar: uma questão em debate”, e reuniu diversos especialistas no assunto. O seminário foi realizado no auditório da Escola de Magistratura de Alagoas (Esmal), no Farol.

A mesa de honra de abertura do evento teve a participação do secretário municipal de Assistência Social, Francisco Araújo, dos promotores Cecília Carnaúba e Luiz Medeiros, dos representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Lins, e do Tribunal de Justiça, Hamilton Azevedo, pelos diretores da Semas, professor César Souza, Mabel Freire, Consolação Cavalcante e Cecília Santos, e pela promotora da 17ª Vara da Infância e da Juventude de Aracaju (SE), Maria Lilian Carvalho, que proferiu a primeira palestra do evento, intitulada “Acolhimento institucional: proteção ou revitimização?”.

A primeira noite de atividades contou também com as apresentações da flautista Miran Abs, que executou o Hino Nacional Brasileiro, e do grupo de atores mirins do Peti Jacintinho, que realizou uma performance musical. Durante todo o evento, os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o processo de adoção, além de desmistificar conceitos que hoje fazem com que crianças maiores de dois anos, negras e com cabelos encaracolados sejam, na maioria dos casos, rejeitadas pelos candidatos a pais adotivos.

Além do trabalho da Casa de Adoção Rubens Colaço (que recebe crianças de zero a seis anos), o seminário expôs as ações do Projeto Acolher (meninos) e da Casa de Passagem Feminina (meninas), que abrigam crianças e adolescentes entre sete e 18 anos incompletos, e que também aguardam adoção. “Esperamos despertar na sociedade a importância da adoção, de se receber uma criança no seio familiar. Há cinco anos não havia nenhuma campanha nesse sentido, e com a parceria de instituições como o Ministério Público e o Tribunal de Justiça, temos a certeza que estamos dando o pontapé inicial para uma série de ações voltadas para o aumento do número de famílias interessadas na adoção”, comentou Francisco Araújo.

Fonte: Ascom/Semas

Veja Mais

Deixe um comentário