Dois foragidos da delegacia de Propriá, município ribeirinho sergipano, foram recapturados em Penedo. José Alfredo Araújo de Oliveira, 34 anos, e Rogério Santos Rodrigues, 22, foram presos nesta quinta-feira, 27, durante operação realizada pelo 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM) na Ilha das Canas, comunidade rural vizinha do povoado Ponta Mofina.
De acordo com o tenente Djalma Sanches, denúncias anônimas sobre cobrança de pedágio e o crescente número de queixas na Ilha das Canas e comunidades próximas desencadeou a investigação que resultou na captura dos foragidos. “Os dois estavam aterrorizando as pessoas, então nosso serviço de inteligência fez o levantamento prévio, identificou onde eles estavam escondidos, aí nós preparamos a operação para capturá-los”, informou o tenente Sanches.
Operação começou na madrugada
Doze homens do Pelotão de Operações Policiais Especiais (Pelopes) e da Rádio Patrulha foram escalados para o serviço que começou ainda de madrugada. As equipes se encontraram na sede do 11º BPM por volta das 4 horas, seguindo em viaturas até a Ilha das Canas, povoado com denominação que faz referência a uma ilha próxima. “Nós fizemos o cerco da casa onde eles estavam morando e entramos no local por volta das 6h30 da manhã de hoje”, disse o tenente Sanches.
Ainda de acordo com o supervisor de operações do 11º BPM, os acusados tentaram escapar do cerco policial, mas acabaram detidos durante a fuga da casa onde a polícia encontrou duas espingardas “soca tempero”, um revólver calibre 38 e objetos que podem ter sido obtidos por meio de assaltos, como uma bomba d’água, motor de rabeta para lancha e uma televisão. Uma motocicleta apreendida durante a operação não apresenta queixa de roubo, mas como está com documentação atrasada será encaminhada ao órgão responsável pela guarda do veículo.
Foragidos respondem processos em Sergipe
Os foragidos foram encaminhados para a delegacia regional de Penedo junto com a companheira de José Alfredo Araújo, Denivan Santos, 29, que será ouvida pela Polícia Civil que fez o levantamento da ficha policial dos presos. Zé Alfredo responde processo em Sergipe por porte ilegal de arma e tem passagem no distrito policial penedense por acusação de assalto. Rogério dos Santos Rodrigues, 22, também é acusado por porte ilegal de arma e tentativa de homicídio no estado sergipano.
A remoção dos foragidos depende ainda de autorização judicial, solicitada com urgência pelo delegado regional José Lindberg. O motivo é a superlotação na carceragem recordista em fugas entre as regionais alagoanas no ano passado. Com a entrada de Zé Alfredo e Rogério Rodrigues, as sete celas do xadrez da delegacia de Penedo estão com 55 detentos.