Dando continuidade ao Plano de Ações Estratégicas de Redução da Mortalidade Infantil e Materna, o grupo estratégico da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) participa de oficina de qualificação para implantação da classificação de risco, nesta terça-feira, 1º de junho, às 9h, no auditório térreo da maternidade.
A oficina será realizada pela supervisora do Plano de Ações Estratégicas de Redução da Mortalidade Infantil e Materna, Maria Angélica Andrade, do Ministério da Saúde.
Segundo a psicóloga Petrúcia Barbosa Ferreira, apoiadora institucional do Plano de Qualificação da Atenção em Maternidades, o objetivo do Programa é desenvolver estratégias para redução da mortalidade. “Isso significa classificar os riscos atendendo e priorizando os pacientes de acordo com o seu estado clínico, urgência ou emergência”, explicou Petrúcia.
Plano de Redução da Mortalidade Materna e Infantil no Estado
Inserido no Pacto de Redução da Mortalidade Neonatal e Materna do governo federal, o Plano de Redução da Mortalidade Materna e Infantil no Estado de Alagoas estabeleceu, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) uma meta de redução de 10% no índice de mortalidade infantil e do componente neonatal. Índice superior ao nacional, que propõe uma redução de 5%.
“É um desafio para a saúde alagoana atingir a meta estabelecida pelo governo do estado, contudo estamos trabalhando para concretizar a proposta”, explicou Petrúcia Barbosa.