Entidades discutem destino de pneus usados

Entidades discutem destino de pneus usados

Ascom MPEntidades discutem destino de pneus usados

Entidades discutem destino de pneus usados

A promotora Dalva Tenório, do Núcleo do Meio Ambiente do Ministério Público Estadual, o Instituto do Meio Ambiente (IMA), a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) e a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) se reuniram com vendedores de pneus de Maceió para discutir uma solução para o descarte correto de pneus usados. As entidades ainda alertaram os fornecedores e fabricantes quanto ao cumprimento da Legislação Ambiental, que os responsabiliza a dar destinação final aos resíduos.

Durante a reunião, ficou definido que a Prefeitura de Maceió vai ficar responsável para recolher os pneus insersíveis nos estabelecimentos comerciais e em seguida armazená-lo num galpão, que vai ser definido em audiência marcada para o próximo dia 22. Após destinação adequada, os pneus usados serão transformados em cimento. Os resíduos devem ser transportados até o município de São Miguel dos Campos, onde está localizado a Fábrica Cimpor Brasil.

Segundo a promotora Dalva Tenório os comerciantes entraram em acordo e resolveram alugar um galpão coberto, que comportará aproximadamente dois mil pneus de veículos de passeio. Esse galpão será o único ponto de coleta de Alagoas. Além disso, a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip) deve recolher esses pneus, e transportá-los à São Miguel dos Campos. “O descarte incorreto desses pneus só serve para proliferar o mosquito da dengue. Isso é uma questão de saúde pública”, alertou a promotora. “Além de estarmos preservando o meio ambiente”, concluiu.

Veja Mais

Deixe um comentário