Defesa Civil em alerta devido às chuvas na capital alagoana

Volume de água do Riacho Salgadinho continua grande

Volume de água do Riacho Salgadinho continua grande

Alagoas24horasMesmo sem chuva, céu permanece encoberto na orla de Maceió

Mesmo sem chuva, céu permanece encoberto na orla de Maceió

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) está em alerta máximo devido às chuvas que caem na capital alagoana desde a manhã de ontem, dia 3. O volume registrado nesta quinta-feira, 4, foi superior a 24 milímetros e provocou alagamentos em vários pontos da cidade. Foram registradas quedas de árvores, deslizamentos de barreiras, além de vários alagamentos, inclusive na área nobre da cidade.

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), a previsão para hoje é de volume de chuva semelhante ao de ontem, em torno de 24mm. A previsão é que o tempo se mantenha chuvoso até o sábado, dia 5.

Na manhã de hoje, de acordo com a Comdec, foram registrados deslizamentos de barreira na região do Mutange, Poço e Centro, nas imediações da Ladeira dos Martírios. Também foram registradas quedas de árvores no Santo Eduardo – sobre um veículo – e em Ipioca, sobre duas casas. Equipes do Corpo de Bombeiros se deslocaram o local.

Uma equipe da Comdec também avalia a situação de uma cratera existente no Conjunto Morada dos Palmares. Moradores afirmam que a chuva teria aumentado a área da cratera, que ameaçada ‘engolir’ residências.

Segundo o coordenador de Defesa Civil do município, coronel Antônio Campos de Almeida, todas as ações estão sendo encaminhadas à coordenadoria, que redistribui aos órgãos competentes como a Superintendência de Limpeza Urbana (Slum), Corpo de Bombeiros, Secretaria de Infraestrutura, entre outros. Almeida destacou, ainda, a importância dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs), instalados nas comunidades de riscos.

Apesar das fortes chuvas, não há registro de vítimas. A Eletrobras Distribuição Alagoas também aumentou o número de equipes para reparos de nas linhas de transmissão. O objetivo é assegurar o fornecimento de energia elétrica na capital.

A Polícia Rodoviária Federal, por meio da sua assessoria, informou que alguns pontos nas BR’s apresentam alagamentos, como no km 278 da BR316, Via Expressa, em frente ao shopping; a BR104 entre as cidades de Murici e União dos Palmares; o km 157 da BR316, em Palmeira dos Índios, que apresenta erosão no acostamento; e o trecho entre os km 263 e 275 da BR316, que vai da ladeira da Primavera até o posto da PRF do Tabuleiro, cujo tráfego intenso e pista sinuosa requer cuidados especiais.

Veja Mais

Deixe um comentário