Uma pesquisa sobre intoxicação por agrotóxicos e sua contribuição na organização dos serviços de vigilância epidemiológica, coordenada pela enfermeira e professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Teresinha de Jesus Gomes, revelou o perfil de intoxicações na região fumageira de Alagoas.
O resultado do estudo foi apresentado esta semana para técnicos da Gerência de Ciência e Tecnologia em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A pesquisa foi financiada pelo Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS), referentes ao edital 2006/2008.
De acordo com a coordenadora Teresinha de Jesus, a pesquisa tem como objeto de estudo as intoxicações por agrotóxicos da região fumageira de Alagoas para organizar os serviços de vigilância epidemiológica a partir do conhecimento do perfil da problemática, bem como capacitar os profissionais da vigilância epidemiológica, ambiental e saúde do trabalhador.
Segundo a gerente de Ciência e Tecnologia em Saúde, Maria das Graças Seabra, a ação faz parte da sessão técnica científica para reapresentação dos projetos com o objetivo de mostrar os resultados das pesquisas para setores envolvidos, com a finalidade de elas serem incorporadas no planejamento nas ações de saúde do serviço público.
“Esta é uma iniciativa que tem com foco aproximar os gestores das ações resultantes das pesquisas a serem incorporadas”, ressaltou.