O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) e o Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar) iniciam nesta segunda-feira (08) a tradicional campanha de doação de sangue junina. Para isso, até sábado (12) – último dia campanha – os dois órgãos ampliarão seus horários de atendimento e disponibilizarão mais uma equipe multidisciplinar, visando atender com agilidade e eficiência os candidatos voluntários à doação.
A campanha, que tem como propósito estabilizar o estoque de sangue da Hemorrede Pública, acontece em decorrência do tradicional crescimento do percentual de transfusões durante os festejos juninos, que deverão se agravar em razão da Copa do Mundo de Futebol. Isso porque, de acordo com dados do Centro de Processamento de Dados (CPD) da Hemorrede Pública de Alagoas, durante o mês de junho triplica o número de pacientes vitimados no trânsito, por queimaduras e espancamentos.
Realidade verificada, principalmente, no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e na Unidade de Emergência Dr. Daniel Houly, em Arapiraca, que também recebe pacientes de Pernambuco, Bahia e Sergipe, segundo dados fornecidos pelas duas instituições. E além de aumentar o número de integrantes da equipe responsável pela coleta de sangue, as coordenações do Hemoal e do Hemoar também prepararam um lanche especial para o doador, composto por frutas, suco natural, um sanduíche e bolo junino.
Como se não bastasse, visando agradecer a generosidade dos alagoanos que se candidatarão à doação voluntária de sangue, uma camisa confeccionada especialmente para a campanha será ofertada ao doador. A camisa trás uma mensagem ao voluntário e exalta as cores da seleção brasileira, que disputa o título de hexacampeã mundial de futebol na África do Sul.
“Nosso intuito é formar um estoque de sangue estratégico para suprir a grande demanda registrada no mês de junho, já que o Hemoal e o Hemoar são os órgãos públicos responsáveis pelo abastecimento de sangue e hemocomponentes de todos os hospitais, pronto-socorros e maternidades de Alagoas. Contudo, ressaltamos, que a camisa e o lanche especial, ofertados ao doador, não representam uma troca, mas, um gesto simbólico de agradecimento aos alagoanos conscientes”, ressalta a diretora geral do Hemoal, Verônica Guedes.
Doação – Para se candidatar à doação, além de estar em perfeito estado de saúde e portando um documento de identificação com foto, o candidato deve comprovar que possui no mínimo 18 anos de idade e peso igual ou superior a 50 kg. Estarão impossibilitados de doar àqueles que não preencham estes pré-requisitos e sejam portadores do vírus HIV ou já foram acometidos por Sífilis, Chagas e, após os dez anos de idade, tenham sido acometidos pela Hepatite.
Já quanto às mulheres, não é permitida a doação para àquelas que estejam grávidas ou amamentado. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde (MS), o candidato à doação deve comparecer ao Hemoal ou ao Hemoar bem alimentado. O Hemoal funciona na rua Dr. Jorge de Lima, ao lado próximo ao Estádio Rei Pelé, no bairro Trapiche. Já o Hemoar está localizado na rua Dr. Geraldo Barbosa Lima, no Centro de Arapiraca. Os dois órgãos funcionam de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas.