O delegado aposentado da Polícia Federal José Pinto de Luna está oficialmente fora da disputa ao Senado Federal. A decisão – tomada nos bastidores pelos caciques do chapão há várias semanas – foi referendada por cerca de 120 delegados na tarde deste sábado, dia 5, em reunião no Sindicato dos Urbanitários.
Durante o encontro foram definidos os nomes dos candidatos à Assembleia Legislativa de Alagoas (cerca de 30) e à Câmara Federal. O PT anunciou os nomes de Paulo Fernando dos Santos, o Paulão, Gilberto Cutinho, Paulo Bonfim e Jadson. A Pinto de Luna foi sugerida uma candidatura à ALE ou à Câmara Federal. Segundo o presidente do PT em Alagoas, Joaquim Brito, Pinto de Luna se disse “à disposição do Partido dos Trabalhadores”.
Ainda de acordo com Brito, os delegados ‘autorizaram’ a Executiva do Partido dos Trabalhadores e decidir apenas no próximo dia 19 de junho, durante o congresso do partido, quem será o vice de Ronaldo Lessa na Frente Liberal, ou chapão. Na prática, o PT deve acatar qualquer decisão do pré-candidato ao Governo.
O nome mais cotado, surgido no final desta semana, é o da vice-prefeita de Maceió Lourdinha Lyra (PR), cujo partido integra o chapão. Também surgiu como possível vice de Lessa o deputado federal Joaquim Beltrão (PMDB).
Com a saída de Luna da disputa, Eduardo Bonfim (PCdoB) e Renan Calheiros (PMDB) devem ser confirmados como candidatos do chapão ao Senado Federal. O chapão integra a base de oposição ao governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), que tentará a reeleição.