Dentro das comemorações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no sábado (5), o Batalhão de Polícia Ambiental da PM (BPA) realizou o aniversário de 21 anos da unidade, criada em 1989, através do Decreto Estadual nº 33.414.
O evento ocorreu na sede da unidade, no Catolé, e encerrou as atividades da II Semana Integrada do Meio Ambiente, que nos últimos dias contou com apresentações culturais, exposições, oficinas, palestras e gincanas. As ações envolveram mais de 50 instituições, empresas, associações, órgãos públicos, ambientalistas e Ong’s ligadas ao tema.
A programação foi marcada pela entrega de homenagens a diversas autoridades civis e militares, plantio de mudas de árvores e a incineração de redes de pesca predatória, os conhecidos candangos, apreendidos durante abordagens do batalhão. Cerca de 150 crianças que participam do programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência (Proerd) também participaram do evento no BPA, onde puderam conhecer mais de perto o trabalho realizado pela unidade, através de oficinas educativas. As atividades foram encerradas com uma visita aos mananciais na APA do Catolé.
A entrega do prêmio Destaque Ambiental foi dedicada a personalidades que tiveram seu reconhecido mérito científico, profissional e institucional em prol do meio ambiente neste ano. Receberam as homenagens o soldado do BPA pertencente ao Pelotão Aquático, Marivaldo Olivares; o professor de Biologia, Luciano Monteiro; o Procurador Geral de Justiça de Alagoas, Eduardo Tavares; o engenheiro civil Márcio Gomes Barbosa e o economista Geraldo Gomes, todos com trabalhos voltados à educação ambiental e preservação ecológica.
“As homenagens que estamos prestando hoje são a pessoas que contribuem com a preservação do nosso meio ambiente e são nossos parceiros nesta luta. O que já conquistamos foi fruto de muito trabalho e há muito mais para ser feito”, disse o comandante do BPA, tenente-coronel Maxwell Santos, aos homenageados.
O comandante-geral da PM, coronel Dalmo Sena, destacou o histórico do batalhão e as ações que estão sendo realizadas recentemente como as autuações em combate à pesca predatória e operações no sentido de coibir os crimes ambientais. “Defender o meio ambiente é uma tarefa de todos e um modo de preservar nossa própria existência”, ressaltou.
O governador de Alagoas, Teotônio Vilela, também presente ao evento, elogiou o trabalho realizado pelo BPA, destacando números recentes que demonstram que as ações de combate aos crimes ambientais foram intensificadas. “Esse trabalho é importantíssimo e deve ser incentivado. Contem com o governo para isso”, assegurou durante a entrega de uma aeronave aos órgãos ambientais para auxiliar nas fiscalizações.
Participaram ainda da solenidade o Secretário do Meio Ambiente, Alex Gama; o presidente do IMA, Adriano Augusto; a superintendente do Ibama, Sandra Menezes; representando o Núcleo de Meio Ambiente do Ministério Público Estadual, Alberto Fonseca e Dalva Tenório; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Neitônio Freitas; o deputado federal João Caldas; o subcomandante da PM, coronel Luciano Silva; o superintendente da SMTT, coronel Jorge Coutinho; o diretor de Apoio Logístico da PM, coronel Francisco Macedo; o secretário do Gabinete Militar, coronel da reserva remunerada Ronaldo dos Santos; o vice-presidente do DER, Marcos Antônio; o diretor presidente da Casal, Gessé Mota; o primeiro comandante da unidade, coronel José Vitorino da Silva; o oficial que comandou por maior período de tempo o BPA, tenente-coronel Neuton Bóia dos Santos, entre outras autoridades.