Já são centenas os moradores dos Loteamentos José Alves, José Torres Filho e Bairro Humberto Alves, localizados na parte baixa da cidade de São Miguel dos Campos que estão desabrigados em virtude das enchentes das águas do Rio São Miguel.
A enchente, que teve início na tarde deste sábado (5), já inundou todo o loteamento José Alves e grande parte do José Torres Filho. No Bairro Humberto Alves, conhecido Terreno, as casas que ficam próximas ao Rio foram totalmente inundadas.
Apesar das chuvas terem dado uma trégua durante a tarde de ontem, dia 05, as águas que se acumularam no percurso do Rio não conseguem escoar.
A Defesa Civil do município em conjunto com a Guarda Municipal estão fazem a remoção dos moradores para o Ginásio de Esportes da Escola Cenecista. “As pessoas que tem família e local para colocar os móveis estão auxiliando no transporte, quem não tem, vamos colocar provisoriamente no ginásio”, esclarece o diretor da Defesa Civil local, Alex Menezes.
O vice-prefeito da cidade, Manoel Messias informou que disponibilizará três caminhões para realizar o transporte dos móveis e das famílias. “As equipes da Guarda Municipal estarão auxiliando nestas mudanças e no transporte destas famílias.
“Nesse momento não existe partido político, o que existe é uma população pedindo ajuda. Precisamos de pessoas e veículos para fazer o transporte dessas famílias”, pede uma pessoa que está no local ajudando no transporte.
No início da noite de ontem, o município contabilizava 200 famílias desabrigadas. Centenas de voluntários estão ajudando no transporte das pessoas. "Meu carro não tem condições de levar móveis, mas eu posso ajudar a carregar um caminhão", fala um dos voluntários.
A principal rua do centro da cidade, Rua Senador Máximo também foi afetada e em várias lojas a água já causa prejuízos. A previsão da Defesa Civil é que as águas só parem de subir neste domingo, dia 06. A Prefeitura Municipal de São Miguel dos Campos deverá decretar estado de emergência no município. A Defesa Civil informa que todas as escolas do município estão abertas para receber moradores desabrigados.