Cerca de 500 alunos de três escolas da rede pública da capital e de núcleos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) de Maceió e do interior participaram na tarde desta quinta-feira, 10, de uma caminhada na orla marítima em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, cujo tema este ano é "Cartão vermelho para o trabalho infantil".
Em Alagoas, de acordo com Rosimeire Lobo, procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT), há motivos para comemorações. “Em 2007 estávamos em 10º lugar no País no ranking de estados com maior incidência de trabalho infantil, e em 2008 caímos para 13º lugar, ficando em quinto no Nordeste”, explicou.
A procuradora disse acreditar que os números referentes a 2009 são ainda melhores, mas só serão divulgados pelo Governo Federal no final deste ano. “Como resultado de um trabalho em conjunto, esperamos um decréscimo ainda maior em Alagoas e em todo o País”.
Rosimeire Lobo explicou que o MPT atua no combate ao trabalho infantil, em duas frentes: judicialmente, acionando governantes para o cumprimento de políticas públicas, e em um trabalho de conscientização com a comunidade e as escolas.
A caminhada teve início na quadra de esportes próxima a Feirinha de Artesanato da Pajuçara e seguiu até o Alagoinhas, onde aconteceram apresentações artísticas e a entrega dos prêmios aos vencedores do concurso de redação, realizado pelo MPT com crianças da rede municipal de ensino de Maceió.
Wanessa Esther Inácio, do 5º ano da Escola Sagrado Coração de Jesus, foi a primeira colocada e recebeu um notebook e uma mochila; o segundo, Ezequiel Lima da Silva, da mesma escola, recebeu uma coleção de livros e um MP4; e o terceiro, Ângelo da Rocha, também aluno da Sagrado Coração de Jesus, ganhou uma coleção de livros. A escola recebeu R$ 1 mil para compra de livros.
O evento teve o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADS) e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Alagoas e Maceió.