O segundo seminário de comunicação dos Tribunais de Contas do Brasil, realizado em Palmas (TO), foi encerrado com palestra do conselheiro Fernando Guimarães (TCE-PR), coordenador do Grupo de Comunicação Institucional (CGI), que destacou a linguagem a ser utilizada pelas assessorias de imprensa que deve ser acessível à população, com objetividade e clareza.
As diretrizes do plano, segundo Guimarães, enfatizam também as decisões do tribunal, que precisam ser divulgadas, além da agilidade na atualização dos portais e estabelecimento de regras mínimas de acessibilidade social. O coordendor do CGI deixou ainda uma mensagem de reflexão, dirigida aos participantes do evento: “temos que saber nos comunicar melhor, os ruídos principalmente, podem afetar a nossa comunicação”.
O coordenador de publicidade do Tribunal de Contas do Mato Grosso do Sul, Rodrigo Canelas, propôs uma campanha institucional, integrada por todos os TCs do país, com apoio do Instituto Rui Barbosa e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), cuja veiculação ficaria a cargo de cada tribunal.