Assessoria Rio LargoAssessoria Rio Largo

O X Seminário Estadual de Apicultura foi oficialmente aberto nesta quinta-feira, dia 10, no auditório da Escola municipal Judith Paiva, em Rio Largo/AL pela diretora-técnica do Sebrae, Renata Fonseca. Ela falou da importância das parcerias para o crescimento do setor apícola no estado. Estavam ainda presentes a mesa, o prefeito do município Toninho Lins, o secretário adjunto de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento (Seagri), José Marinho e a gerente de agronegócios do Banco do Brasil em Alagoas, Julielza Gadilho.

Após a abertura oficial teve início as palestras com os respectivos temas: “Como Vender para o Governo”, “Abelhas Nativas: Por que criar?”, “Própolis: Oportunidade de Negócios no Uso Humano e da Zootecnia”, “A estimativa da Produção de Mel em Alagoas e “Aspectos Legais da Comercialização dos Produtos Apícolas”.

Paralelamente ao ciclo de palestras foram desenvolvidas outras atividades. Entre elas, degustação de mel no calçadão do Comércio, exposição de produtos (mel de abelha, própoles, derivados, equipamentos, etc), oficina voltada às merendeiras do município, sendo o mel o ingrediente principal de todas as receitas e um balcão do Sebrae na agência do Banco do Brasil para oferecer consultoria a micro empreendedores individuais.

O Seminário acontece pela primeira vez em Rio Largo. “Uma oportunidade para trocar experiências, conhecer novas tecnologias, reciclar o conhecimento sobre o manejo da técnica e como comercializar corretamente o produto”, afirma coordenadora do evento Rúbia Solange Barbalho.

Já Renata Fonseca lembra que as prefeituras podem ter um papel importante comprando o mel dos produtores e introduzindo na merenda escolar. “Me comprometo a intensificar o apoio ao setor apícola no município. Semelhante ao que fizemos com a criação de alevinos em parceria com Governo do Estado e a Universidade Federal de Alagoas, que proporcionou a revitalização do Núcleo de Piscicultura – com produção estimada de um milhão de alevinos até o final de 2010”, explica.

O X Seminário Estadual de Apicultores reuniu durante todo o dia de ontem, apicultores, meliponicultores, técnicos, empresários, comerciantes e interessados. O objetivo do evento foi desenvolver habilidades gerenciais e oferecer ensinamento sobre novas técnicas de produção para aprimorar a qualidade, produtividade e rentabilidade do negócio. Todo o alimento não perecível arrecadado na inscrição – cerca de 800 quilos – foram encaminhados a entidade local Bom Samaritano.

O evento contou também com a presença da Superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lenilda Austrilino, representantes da Universidade Federal de Alagoas, Instituto Federal de Alagoas (Infal), CDL/Rio Largo, vereadores, secretários municipais, apicultores, entre outros.

Veja Mais

Deixe um comentário