Saindo de Maceió pela BR 316, após percorrer 110 quilômetros chega ao município de Tanque d’Arca, no Agreste alagoano. Uma cidade com cerca de 6.000 habitantes que levam uma vida típica de interior sobrevivendo da agricultura e pecuária. Até aí nada muito diferente. Mas o que a maioria da população desconhece é que em meio às serras esverdiadas do município existem as Reservas Santa Fé e Cachoeira que são verdadeiros santuários ecológicos. Uma premiação criada com o intuito de difundir as reservas está movimentando os jovens estudantes que concorrem a premiações em dinheiro. Os vencedores serão conhecidos hoje, 11, às 15h, na Escola Estadual Rosa de Castro Fonseca.
As Reservas Santa Fé e Cachoeira foram inauguradas oficialmente no dia 21 de março de 2009. Dias antes o Instituto do Meio Ambiente (IMA) já as tinha reconhecido como RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural, de acordo com a Lei Federal 9.958/2000. Uma conquista que orgulha o doador das terras, o ambientalista e médico dermatologista, Luiz Alberto Fonseca de Lima, que há 20 anos trabalha a preservação ambiental da região.
São 30 hectares de pura beleza e contribuição para a preservação da flora e da fauna alagoana. Pássaros raros e ameaçados de extinção encontram abrigo certo. É possível encontrar os pássaros: bacural-mãe-da-lua, saíra sete cores, três cocos, aracuã e vim-vim. Outras espécies como: quati, tamanduá-mirim, papa-mel, lobo-guará e cobras convivem no espaço que serve de refúgio e colabora para o equilíbrio ambiental evitando a extinção e invasão das espécies à zona urbana. É um convite que vai além do encontro com a natureza. Provoca um encontro com a alma.
O assunto “caiu na boca do povo” depois que Luiz Alberto decidiu se unir as escolas da cidade para divulgar as reservas. Como atrativo: premiação em dinheiro para os três primeiros lugares. Os jovens arregaçaram as mangas e utilizaram várias ferramentas para levar ao conhecimento da população tanquedarquense e de cidades vizinhas a existência das Reservas Santa Fé e Cachoeira. A cidade vive um clima de grande expectativa para conhecer as equipes vencedoras e colher os frutos da divulgação.
Renato Rossiel, é aluno do Projovem Trabalhador, e está bem engajado na disputa. “Tem gente preocupado só em ganhar o dinheiro. A equipe que faço parte está mais preocupada em divulgar as reservas porque elas são muito importantes pro nosso município. Elas também são nossas. Temos que preservar”, destacou o integrante da Equipe Preservar é Preciso, composta por 10 estudantes.
As estratégias de divulgação da equipe têm dado certo e o primeiro grupo de turistas é do município de Belém e vai visitar as Reservas ainda no mês de junho. Integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas também foram abordados pela equipe e ficaram encantados com a nova descoberta. Mais uma visita garantida pelas trilhas ecológicas.
Interessados em visitar a Reserva podem agendar com o estudante Renato Rossiel pelo 9157-1542.